1
resposta

[Dúvida] Resolução (PPI)

A minha dúvida é, se eu estou trabalhando com pixels para tela... Se eu colocar 1 ppi ou 2000 ppi, o que vai mudar seria o tamanho "real do projeto" tipo em centimetros, polegadas, etc.

Tipo, 1 ppi em um arquivo de 2000x2000, ele teria 2000 polegadas por 2000 polegadas, exagero, mas pela lógica seria isso. Se isso estiver certo, o que importa é a quantidade de tamanho que vai ser esse projeto? Tanto 500, 200, 30, 1 ppi vão ter a mesma quantidade de pixels, o que eu não entendo é qual a necessidade de se por 96, como falado na aula?

Se vai ser só pixel, tanto faz o tamanho, certo? Quem souber me explicar, agradeço.

1 resposta

Olá, tudo bem?

PPI siginifica "pixels por polegada" em inglês: em um quadrado medindo uma polegada de lado teremos um número específico de pixels.

A qualidade (ou resolução) de uma imagem vai variar bastante, conforme o valor do PPI. Uma imagem com 2000 in x 2000 in com 1 PPI vai ter uma resolução baixíssima, afinal, será apenas um pixel a cada quadrado com uma polegada de lado. Agora, uma imagem com 96 PPI vai ter uma quantidade e concentração muito maior de pixels, acarrentando numa qualidade melhor.

Compare as imagens abaixo. Elas são iguais, com exceção do valor de PPI:

1 PPI

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

96 PPI

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E por que a qualidade é melhor? Porque como há muito mais pixels, a transição de cores e brancos e pretos é muito mais suave. Havendo menos pixels essa transição é mais grosseira, afinal há menos espaço para ela acontecer.

Quanto ao valor específico do PPI: vai depender da distância em que ele será visualizado e em qual mídia vai ser veiculado. Para não me alongar muito, em tela usamos 72 PPI ou 96 PPI e para impressos como revistas e folhetos usamos 300 PPI.

Espero ter ajudado!

Abraços