Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Resolução do desafio 6

Eu resolvi o desafio 6 de maneira diferente do que está proposto nas soluções que utilizou o randint. A primeira tentativa eu usei o choice:

from random import choice
lista_participante = []
total = int(input('Digite o total de participantes no sorteio: '))
for i in range(1, total + 1):
    lista_participante.append(i)
vencedor = choice(lista_participante)
print(f'O vencedor do sorteio é a pessoa de número {vencedor}')

Em seguida, pensando em como reduzir o código, fiz usando o randrange:

from random import randrange
total = int(input('Digite o total de participantes no sorteio: '))
print(f'O vencedor do sorteio é a pessoa de número {randrange(total)}')

Mesmo tendo sido diferente do proposto, as minhas formas de resolução estariam corretas também?

1 resposta
solução!

Olá, Ícaro, tudo certo?

Que legal ver você explorando diferentes abordagens para resolver o desafio!

A função choice é uma ótima opção quando você já tem uma lista de elementos e quer escolher um aleatoriamente. No seu caso, você criou uma lista de participantes numerados e usou choice para selecionar um vencedor. Isso está correto e é uma solução válida para o problema.

Já, a função randrange é ideal quando você quer gerar um número aleatório dentro de um intervalo. No seu segundo exemplo, você gera um número aleatório entre 0 e total - 1, o que também está correto. No entanto, para que o número sorteado esteja dentro do intervalo de 1 a total, você poderia ajustar o código para randrange(1, total + 1).

Ambas as abordagens são válidas e mostram que você está pensando de forma criativa para resolver problemas. É sempre bom explorar diferentes funções e ver qual se adapta melhor às suas necessidades.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!