Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Resolução

projetos = ["website", "jogo", "análise de dados", None, "aplicativo móvel"]
for projeto in projetos:
    if projeto is None:
        print('Projeto ausente')
    else:
        print(projeto)

Quebrei a cabeça, não consegui resolver pois eu não sabia da existência do "is" e tive que ver o gabarito dessa questão. Não conto como uma derrota, afinal, eu aprendi uma coisa nova com o meu erro! Mas eu entrei no fórum para ver o que os outros estudantes haviam feito e a galera resolveu de uma forma bem completa. Em outros exercícios eu aprendo com os outros alunos, como foi o caso do uso do "enumerate" que eu não fazia ideia de que existia. Fico me perguntando o motivo de estarmos no mesmo curso resolvendo o mesmo exercício e eu não fazer ideia dessas coisas "óbvias" que não encontrei nas aulas anteriores (estou seguindo a carreira alura de backend em python). Não levo isso como algo negativo, afinal todos estamos aprendendo com os nossos erros e cada aluno tem sua bagagem e experiência. Mas gostaria de um direcionamento para ter um "vocabulário" mais completo da linguagem que estou aprendendo, leituras que me ajudarão nessa etapa ou vídeo aulas/cursos à parte, pois sou totalmente iniciante e encontro essas dificuldades atualmente.
Abs!

1 resposta
solução!

Oi, Matheus. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar não apenas a solução, mas também sua experiência durante a atividade. Sua postura de consultar o gabarito para entender um conceito novo e encarar isso como parte do processo de aprendizagem é muito positiva.

É natural encontrar soluções diferentes no fórum. Muitos estudantes já possuem experiência prévia ou tiveram contato com outros materiais antes de iniciar esse curso. Recursos como enumerate, zip, compreensão de listas e funções embutidas fazem parte do ecossistema da linguagem e costumam ser aprendidos aos poucos. Uma boa forma de ampliar esse "vocabulário" é acompanhar a documentação oficial do Python, além de continuar praticando pequenos exercícios.

Na sua visão, qual recurso novo que você descobriu até agora despertou mais curiosidade para explorar em exercícios futuros?

Parabéns pela resolução e pela dedicação em compreender os conceitos por trás do código. Continue compartilhando suas dúvidas e descobertas. O fórum está à disposição para acompanhar sua evolução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!