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[Dúvida] Request Timeout

Ola!! Fiz as configurações como passadas na aula, não sei se acabei perdendo algum ponto, mas tenho o retorno Request TimeOut ao tentar acessar a pagina HTML.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeConfigurei o Switch C:

configure terminal
vlan 30
name servidores
exit
switchport mode access
switchport access vlan 30

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Depois configurei os switchs A e B:

configure terminal
vlan 30
name servidores

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEntão configurei o roteador:

configure terminal
interface Fa 0/0.3
encapsulation dot1Q 30
ip address 172.16.4.1 255.255.254.0

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeTambem testei o ping da maquina do pesquisador A com o servidor: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeComo estão as configs do servidor (tanto com DHCP ou o estático obtenho o mesmo resultado): Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

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Olá Fernanda!

Vou sugerir alguns passos para verificar e corrigir possíveis problemas na sua configuração:

  1. Verifique a Configuração da VLAN no Switch C:

    • Certifique-se de que a porta do switch C que está conectada ao servidor está configurada corretamente para a VLAN 30.
    • O comando correto para configurar a porta FastEthernet0/4 é:
      interface Fa0/4
      switchport mode access
      switchport access vlan 30
      
  2. Verifique a Configuração da Subinterface no Roteador:

    • Certifique-se de que a subinterface no roteador está configurada corretamente para a VLAN 30.
    • O comando correto é:
      interface Fa0/0.3
      encapsulation dot1Q 30
      ip address 172.16.4.1 255.255.254.0
      
  3. Verifique a Conectividade:

    • Teste a conectividade entre o servidor e o roteador usando o comando ping no servidor para o IP 172.16.4.1.
    • Teste a conectividade entre o computador do pesquisador A e o IP do servidor.
  4. Verifique o Serviço HTTP no Servidor:

    • Certifique-se de que o serviço HTTP está ativado no servidor e que a página HTML está disponível.
    • No Packet Tracer, abra o servidor, vá para a aba "Services" e verifique se o serviço HTTP está ativado.
  5. Verifique as Rotas e ACLs:

    • Certifique-se de que não há listas de controle de acesso (ACLs) bloqueando o tráfego HTTP.
    • Verifique as rotas no roteador para garantir que ele sabe como encaminhar o tráfego para a sub-rede 172.16.4.0/23.
  6. Verifique a Configuração IP dos Dispositivos:

    • Certifique-se de que todos os dispositivos na VLAN 30 estão com endereços IP na mesma sub-rede e com a máscara de rede correta.
    • Verifique se o gateway padrão (default gateway) dos dispositivos é o IP da subinterface do roteador (172.16.4.1).

Após verificar e corrigir esses pontos, tente novamente acessar a página HTML.

Espero ter ajudado e bons estudos!