Tenho uma dúvida sobre eles, pq em alguns exemplos nos foruns eu vi usarem bastante o EM, por exemplo nessa doc do mozila https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS/padding, ae queria saber se tem diferenças e qual é a opção mais usada
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Tenho uma dúvida sobre eles, pq em alguns exemplos nos foruns eu vi usarem bastante o EM, por exemplo nessa doc do mozila https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/CSS/padding, ae queria saber se tem diferenças e qual é a opção mais usada
Olá, Patrick.
Tudo bem?
As unidades de medida "em" e "rem" são usadas em CSS para especificar tamanhos relativos em relação ao tamanho da fonte do elemento pai ou do elemento raiz, respectivamente.
A principal diferença entre "em" e "rem" é que "em" é relativo ao tamanho da fonte do elemento pai,
enquanto "rem" é relativo ao tamanho da fonte do elemento raiz (normalmente o elemento <html>).
Por exemplo, se você definir o tamanho da fonte de um elemento pai como 16 pixels e especificar um tamanho de fonte de 1em para um elemento filho, o tamanho da fonte do filho será de 16 pixels. No entanto, se você definir o tamanho da fonte do elemento pai como 20 pixels e especificar um tamanho de fonte de 1em para um elemento filho, o tamanho da fonte do filho será de 20 pixels.
Por outro lado, se você especificar um tamanho de fonte de 1rem para um elemento filho e a raiz (elemento <html>) tiver um tamanho de fonte de 16 pixels, o tamanho da fonte do filho será de 16 pixels. Se o tamanho da fonte da raiz for alterado para 20 pixels, o tamanho da fonte do filho será de 20 pixels.
Quanto à qual unidade de medida é mais utilizada, depende do contexto e da preferência do desenvolvedor. "em" é frequentemente usado para definir tamanhos relativos a elementos pai específicos, enquanto "rem" é frequentemente usado para definir tamanhos relativos ao tamanho da fonte da raiz, tornando-o mais escalável e acessível para dispositivos com diferentes tamanhos de tela e resoluções.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui de novo. Valeu.