2
respostas

Dúvida relacionamento funcionario c departamento e projeto

no diagrama, a entidade funcionario está ligada com duas linhas atraves do relacionamento trabalha em as entidades departamento e projeto, ou seja, é obrigatoria a relação com estas duas entidades. No entanto, departamento esta ligado atraves de uma linha com projeto, ou seja, podem existir departamentos que nao gerenciam projetos. Neste caso, como ha obrigatoriedade do funcionário estar ligado a um departamento e a um projeto, pode-se dizer q caso um funcionario trabalhe em um departamento q nao gerencia nenhum projeto, ele deve obrigatoriamente tb trabalhar em outro departamento que gerencie?

2 respostas

acredito q ha um erro no diagrama. Para permitir q o funcionario trabalhe em dois departamentos, um que gerencie e outro q não gerencie um projeto, a cardinalidade da relacao trabalha_em para o departamento deveria ser N, e não 1.

Olá, Rodrigo, tudo bem?

Peço desculpas pela demora no retorno.

O seu raciocínio faz muito sentido Rodrigo e está correto, porém, ao se trabalhar em um projeto de banco de dados, um dos pontos mais importantes é sempre seguir as regras do negócio, mesmo que não faça sentido para nós.

As regras de negócio foram apresentadas no Curso Modelagem de banco de dados relacional: Entidades, relacionamentos e atributos, na aula 02 Entidades, na atividade 03 Modelo de Entidade e Relacionamento.

Neste exemplo utilizado pelo instrutor, no momento de apresentar os requisitos, foi informado pelos usuários que um funcionário pode trabalhar em vários projetos que não necessariamente são controlados pelo departamento que ele está associado.

Sendo assim,mesmo que um funcionário trabalhe para um departamento que não esteja gerenciando um projeto, ele pode trabalhar em um projeto gerenciado por outro departamento, mesmo sem estar trabalhando para o departamento.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software