1
resposta

Dúvida relacionada à "Percepção do Analista"

Lendo os roteiros sugeridos percebi que tem sempre uma sessão relacionada à "percepção do analista" ou "detalhamento do analista". E a impressão que tive é que essa é uma etapa que reflete já a visão de quem está levantando esses requisitos e que percebe novas questões/problemas que não necessariamente o cliente pontuou, correto? E eu sou uma pessoa que no momento ali da conversa, talvez por inexperiência, não me surgem muitas questões fora do escopo que o próprio cliente expôs. Geralmente preciso de um tempo para pensar e aí então vão surgindo outros questionamentos. Inclusive é uma das razões pelas as quais ter um roteiro é tão importante pra mim. Minha dúvida é: Essa etapa da percepção do analista costuma ser já nessa primeira entrevista com os stakeholders mesmo ou é algo que pode ser feito depois em um segundo encontro (durante a revisão de requisitos talvez)?

1 resposta

Olá, Caroline. Tudo bem?

Desculpa a demora para responder.

Acredito que essas observações e análises podem acontecer tanto no primeiro contato com as partes interessadas, quanto nas próximas reuniões. E a partir do segundo encontro em diante, essas percepções podem ser mais consistentes e ricas, pois já teve um contato com os objetivos, filtro de ideias e etc. o que promove novas perspectivas.

Concorda?

Espero ter ajudado e bons estudos!