3
respostas

Dúvida Relação Livro x Estoque

Boa tarde! Como a cardinalidade representa a quantidade de repetições que cada dado pode ter dentro da tabela em relação a sua ligação, para LIVROxESTOQUE não faz sentido uma cardinalidade (1,n)<>(0,1), uma vez que existe um campo quantidade para determinar se existe estoque para aquele livro, e esse valor pode ser zero. O que quero dizer, considerando a regra de negócio, é que na tabela livro, tem apenas uma linha pra cada livro, e na tabela estoque deve existir uma linha para cada livro mesmo que o estoque de livros seja zero. A menos que a tabela estoque seja registrado entradas e saídas de livros, assim teríamos várias linhas do mesmo livro com quantidades diferentes, positivas e negativas, assim seria necessário mais uma categoria de data.

Não seria uma relação (1,1)<>(1,1)?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Oii, Rodrigo! Tudo bem com você?

Quando nós estamos falando sobre a cardinalidade entre duas entidades, ela significa a relação de seus dados entre duas tabelas, por isso temos como o número mínimo, n e número máximo, m. O formato final sempre é de (n, m), em que os números podem ser iguais ou diferentes.

Outro fator relevante é a quantidade citada. Na cardinalidade, nós não vamos tomar em conta a quantidade de itens. Ao falarmos sobre o título do livro, estamos falando de um produto, porém, não de quantos itens nós temos desse produto. Por exemplo: o livro "Flores Para Algernon" está disponível, mas o foco nesta modelagem não seria a quantidade de itens desse produto (inclusive, ela será abordada nos cursos a seguir da trilha).

Dito isso, as cardinalidades (1, n) da entidade Livro para Estoque e (0,1) para a ordem contrária, serão lidas do seguinte modo:

  • O número mínimo de livros em um estoque será de 1. O máximo de livros em um estoque será de n, pois podemos ter 5, ou 8, ou até 30, por exemplo. É um número acima de 1, portanto, n.
  • Um livro pode estar em nenhum estoque (0), ou em um estoque (1), portanto, teríamos a cardinalidade de (0,1).

Espero ter sanado sua dúvida. Se a questão persistir, estou à disposição. =)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado. ✓

Concordo quando diz, "o foco nesta modelagem não seria a quantidade de itens desse produto", o foco seria o número de registros na tabela. O que está me dizendo é que para o mesmo livro, pode aparecer vários registros do livro no estoque?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Rodrigo! Tudo certo por aí?

Perdão pela demora.

No caso, não. Não levaremos em conta a quantidade de livros no estoque para a cardinalidade do modelo conceitual, que foi o aprendido no curso e usamos como referência para a cardinalidade.

E na tabela nós também não podemos ter tuplas com valores iguais no campo cod_livro, já que ele é uma chave primária. As chaves primárias são identificadores exclusivos dentro de uma tabela, e elas geram a identidade de cada tupla. Portanto, a repetição tiraria a particularidade de cada chave primária.

Espero que tenha esclarecido. Se a dúvida persistir, posso te auxiliar. =)

Abraços e bons estudos!