1
resposta

[Dúvida] Relação de de it com os meus testes

Estou fazendo o curso de E2E Cypress, automação de testes E2E, e me surgiu uma dúvida. Se estou testando uma funcionalidade de login, devo colocar tudo dentro de um arquivo, porém dividido pelos "it"? Por exemplo, crio um "it" para testar o cenário de login incorreto, inserindo credenciais incorretas, dentro de um "it". Depois, crio outro "it" para testar se os pop-ups estão visíveis? Ou é melhor criar um arquivo de teste para cada cenário?

Exemplo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, João! Tudo bem?

No contexto de testes E2E com Cypress, é uma prática comum separar os cenários de teste usando diferentes blocos it, pois isso ajuda a manter os testes organizados e facilita a identificação de qual cenário específico falhou, caso ocorra algum erro.

No seu exemplo, você está correto em separar o teste de login incorreto e a verificação da visibilidade dos pop-ups em diferentes it. Isso permite que cada teste verifique uma funcionalidade específica da aplicação. Além disso, se um dos it falhar, você saberá imediatamente qual cenário precisa de atenção, sem que um erro em um teste afete a execução dos outros.

A respeito de colocar tudo em um único arquivo ou separar em arquivos diferentes, isso depende da complexidade dos cenários e do quanto eles estão relacionados. Se os cenários de teste são todos sobre a funcionalidade de login, faz sentido mantê-los no mesmo arquivo, organizados em blocos it distintos. Se os cenários começarem a ficar muito extensos ou se você estiver testando funcionalidades distintas da aplicação, pode ser uma boa ideia separá-los em arquivos diferentes para manter o código mais modular e fácil de manter.

Lembre-se também de utilizar o bloco beforeEach para repetir ações que são comuns a todos os testes, como acessar a página de login, o que já está fazendo. Isso ajuda a evitar a repetição de código e torna os testes mais legíveis.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.