3
respostas

[Dúvida] Reiniciar container

Criei um container com a imagem do Debian, efetuei algumas instalações e alguns dev, agora preciso reiniciar esse Debian, fiz o restart do container, porém quando acesso o terminal e digito uptime, me mostra o dia total desde quando foi criado esse container. Existe algum jeito de reiniciar o SO dentro do container ou é somente reiniciar o container e esse tempo que ele mostra não é levado em consideração ?

3 respostas

Olá, Ivan!

Quando você reinicia um container, o que está acontecendo é que o próprio container é parado e iniciado novamente, mas isso não equivale a reiniciar o sistema operacional dentro dele, como você faria em uma máquina virtual ou física. O comando uptime dentro do container mostra o tempo desde que o container foi originalmente criado, não desde o último "restart" do container.

No Docker, não há um comando direto para reiniciar o sistema operacional dentro do container, porque o container é projetado para ser efêmero e leve, focando na execução de processos específicos. Reiniciar o container é a maneira correta de "reiniciar" o ambiente.

Se você precisa que o tempo de uptime reflita o reinício, uma solução seria parar e remover o container e, em seguida, criar um novo container com a mesma imagem e configurações. Isso resetaria o uptime, mas é importante garantir que todas as suas alterações e dados importantes estejam salvos fora do container, já que ele será recriado.

Bons estudos!

Eu às vezes (quase sempre) abuso dos container e imagens enquanto desenvolvo. Eu fico empolgado com o que estou fazendo e no final tenho um container desmazelado.

Então uma coisa que faço é APAGAR TUDO e subir zerado, as vezes faço isso só pra ter certeza que está tudo certo com os containers.

os comandos que eu uso são:

### APAGA TUDO
docker system prune -a

#### ESSE COMANDINHO REMOVE TODOS OS VOLUMES DOCKER
for volume in $(docker volume ls -q); do docker volume rm $volume; done

Boa tarde Lucas, obrigado por responder, eu cheguei a fazer isso, porém utilizando o Portainer, e mesmo que crie um container novo e até mesmo com outra distro, no uptime ele continua mostrando os dias totais... isso é por culpa do Portainer ???