Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Duvida referente ao mercado de Node.JS

Boa tarde.

Sempre escuto desde que comecei a programar e trabalhar na area como estagiario, que devemos aprender a linguagem PURA antes de ir para um framework. Porem tempos mudam e logo "regras" ou dicas tambem mudam.

E logo me fiz a pergunta. Devo aprender Node.js sem nenhum framework?

Se eu for parar para pensar, JS é meio que a linguagem pura do Node.JS então ao mesmo tempo seria a linguagem pura de um ExpressJS. Então mesmo assim deveria aprender Node.JS sem nenhum framework primeiro?

Ou eu seguindo o metodo de ensino da Alura consigo emprego? Ou seja o mercado Brasileiro que usa o Node.js, usa ele com o framework seja Express ou outro, ou a propria linguagem pura?

Salve é claro excessões...

Fico muito agradecido as respostas.

4 respostas

Olá Alexis, tentando responder suas perguntas... "Então mesmo assim deveria aprender Node.JS sem nenhum framework primeiro?" Na minha opinião, pelo menos no caso do NodeJS, os frameworks são fundamentais, principalmente por abstraírem uma boa parte de códigos de configuração complicados, fazendo o desenvolvedor se preocupar apenas com o que importa sem perder horas com configurações, além de deixar o código mais fácil de manter.

Nos curso de NodeJS da ALURA, percebi que o instrutor mostra além da forma "braçal" no Node, a forma com framework. Assim você consegue ter uma visualização do que acontece por detrás dos panos ao utilizar o framework. Recomendo as carreiras de Javascript e MEAN FullStack. Um desenvolvedor FullStack Javascript, segundo minha rápida pesquisa aqui, tem salário de até 10.000 (Uma das fontes: http://tutano.trampos.co/7318-guia-de-profissoes-desenvolvedor-full-stack/) Sobre carreira, creio que os cursos daqui podem sim te preparar para o mercado de trabalho. Eu por exemplo, tive uma situação no meu trabalho onde tivemos que migrar um sistema para utilizar AngularJS e eu era o único que não sabia utilizar esse framework. Como eu já manjava um pouco de javascript, parti direto pro curso de AngularJS v1.x e em poucos dias já conseguia auxiliar o time nos projetos utilizando o framework, mas é claro que o básico de javascript que eu sabia foi fundamental pra isso. Creio que no Javascript e seus frameworks valem a pena investir os estudos, pretendo também começar a estudar mas apenas depois de terminar meus estudos de Java.

Mals pelo textão, espero ter ajudado!

Stephen Knüpfer

Obrigado pela resposta.

O que estou seguindo é realmente o estudo MEAN, estou aprendendo primeiro a parte back do MEAN para depois ir para o angular.

Porem a duvida permanece, devo me segurar a apenas o Express? ou devo buscar conhecimento Node.js puro? Do ponto de vista emprego.

Porque tenho medo de aprender o Express apenas, e depois quando for procurar emprego, ver que todos estão usando o Node.Js e não o ExpressJS =/

Isso numa vaga Junior é claro.

Agradesco se continuar me auxiliando nisso, grato! =)

solução!

Opa, desculpe a demora. Então, não tenho experiência com NodeJS ainda, não sei te dizer se utilizam frameworks e quais utilizam. Mas na minha opinião, assim como quando você vai aprender qualquer linguagem, seguir a linha de: 1º Aprender a base da linguagem (no caso, o Javascript), 2º Objetivo (no caso, a meta é o NodeJS), 3º Frameworks. Outra dica é dar uma olhada na documentação do NodeJS. Dei uma pequena olhada e vi que tem bastante exemplo de códigos sem frameworks, tipo montando um server na unha, sem framework. Segue o link: https://nodejs.org/en/docs/guides/ Pode ser que você encontre um trabalho que nunca vai precisar montar um server (provavelmente, já vai estar desenvolvido e apenas precisará de algumas configurações), porém é importante entender o porquê e pra que serve tal linha de código. Resumindo a resposta: Estude a fundo o NodeJS, e quando estiver com bastante segurança, aí sim comece a utilizar frameworks (questione alguém já com experiência no mercado de trabalho, quais os frameworks utilizam e estude sobre eles),.

Obrigado Stephen pela a ajuda =)