Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Redirecinamento HTTP para HTTPS com NGINX na HEROKU

Fiquei super interessado em saber como posso fazer um redirecionamento de um requisição HTTP para HTTPS usando o NGINX no ambiente Heroku. Observação o frontend é feito com React(Vite).

1 resposta
solução!

Olá Max, tudo bem?

Fico feliz em saber do seu interesse! Para fazer o redirecinamento de HTTP para HTTPS no NGINX, você precisa adicionar algumas configurações no arquivo de configuração do NGINX. Mas, antes disso, é importante notar que o Heroku já fornece um certificado SSL para o seu aplicativo, então você não precisa se preocupar com isso.

Aqui está um exemplo de como você pode configurar o redirecinamento no arquivo de configuração do NGINX:

server {
    listen       80;
    server_name  localhost;

    location / {
        proxy_pass http://localhost:5000; # substitua por sua porta
        proxy_set_header X-Forwarded-Proto $scheme;
        proxy_set_header X-Forwarded-For $proxy_add_x_forwarded_for;
        proxy_set_header X-Real-IP $remote_addr;
    }

    if ($http_x_forwarded_proto != 'https') {
        return 301 https://$host$request_uri;
    }
}

Neste exemplo, estamos dizendo ao NGINX para ouvir na porta 80 (HTTP) e redirecionar todas as requisições para HTTPS se a requisição não for HTTPS. Estamos usando a variável $http_x_forwarded_proto que é uma variável padrão do Heroku para identificar o protocolo da requisição original.

Para o seu caso específico com o React, você pode precisar fazer algumas alterações adicionais dependendo de como você configurou o seu projeto. Por exemplo, se você estiver usando o create-react-app, você pode precisar adicionar a seguinte linha no seu package.json:

"proxy": "http://localhost:5000",

Isso irá dizer ao servidor de desenvolvimento para proxy todas as requisições desconhecidas para o servidor NGINX na porta 5000.

Espero que isso te ajude a entender como configurar o redirecinamento de HTTP para HTTPS no NGINX no Heroku. Lembre-se, esta é apenas uma sugestão e pode não funcionar perfeitamente dependendo do seu cenário específico.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software