3
respostas

Dúvida RedinessProbe e novas requisições

Bom dia, estou em dúvida quando temos endpoints diferentes para readiness e liveness.

No liveness está a raiz do sistema, verificando se está ativo. No readiness está um endpoint que verifica se tem conexões disponíveis no pool.

E neste cenário só temos uma réplica.

Então digamos que o sistema está ativo, mas o pool de conexões está lotado, batendo assim as condições para o readiness.

O que acontece neste caso com minhas próximas requisições? pois só tenho uma réplica.

3 respostas

Oi Fernando, bom dia. Tudo bem?

Deixa eu ver se entendi sua dúvida certinho. A situação que você está descrevendo é de um Pod com apenas uma réplica sem mais conexões disponíveis no pool. Quando o readiness probe testar as vezes definidas e falhar, a pergunta é o que vai acontecer a partir daí?

Isso mesmo, por que neste cenário minha aplicação não deve reiniciar (pois o liveness não bateu as condições), mas também não deve mais receber requisições, por que o readness foi ativado.

Então o que acontece agora, pois meu deployment está configurado para apenas uma replica, e eu continuo a receber requisições.

Essas novas requisições serão redirecionadas ou o que acontece com elas?

Atigindo as condições do ReadinessProbe, o status do Pod será movido para Unready. Dessa maneira, ele irá parar de receber requisições. As requisições não vão ser recebidas pois a aplicação estará "parada".