Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Recomendações de aprendizado área de dados

Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Tenho explorado um pouco a plataforma da Alura, principalmente a categoria de Dados, e percebi que existem muitos cursos e diferentes caminhos possíveis dentro dessa área.

Gostaria de pedir a ajuda de quem já conhece melhor a área de Dados e os cursos da Alura. Qual seria uma boa sequência de estudos para seguir, utilizando os cursos da plataforma, de forma que os conhecimentos evoluam de maneira gradual e façam sentido entre si?

Atualmente estou fazendo o curso "SQLite Online" e, assim que terminar, gostaria de seguir para outro curso que pudesse complementar o que aprendi e me preparar para os próximos conteúdos.

Meu objetivo é construir uma base sólida e ir avançando aos poucos, sem simplesmente fazer cursos aleatoriamente.

Se alguém que já trabalha ou estuda na área puder compartilhar uma sugestão de trilha de estudos, indicando quais cursos fazer primeiro e quais deixar para depois, eu agradeceria muito!

Obrigado desde já pela ajuda!

1 resposta

Olá, Eduardo, como vai?

É bem comum encontrar muitos caminhos diferentes dentro da área de Dados, principalmente porque ela envolve funções com objetivos e tecnologias diferentes. Como você já está estudando SQLite Online e quer construir uma base de forma gradual, uma boa ideia é escolher primeiro qual direção dentro de Dados faz mais sentido para o seu objetivo. A Alura possui carreiras específicas para Ciência de Dados, Engenharia de Dados e Análise de Dados, e elas podem servir como um guia para organizar essa evolução.

Se o seu interesse estiver mais voltado para entender informações, criar análises e transformar dados em insights, a carreira de Análise de Dados pode ser um caminho interessante. Para quem gosta mais de programação, estatística e construção de modelos, Ciência de Dados pode fazer mais sentido. Já Engenharia de Dados tem um foco maior em pipelines, bancos de dados, processamento e infraestrutura. No caso de Engenharia de Dados, alguns níveis da carreira ainda estão em desenvolvimento, então vale considerar isso ao montar seu planejamento.

Como você está começando agora, também vale evitar a preocupação de estudar todas essas áreas ao mesmo tempo. Escolher uma delas e avançar pelos conteúdos em uma sequência estruturada tende a facilitar bastante a construção da base.

Entre Análise de Dados, Ciência de Dados e Engenharia de Dados, qual dessas áreas mais desperta sua curiosidade hoje, e o que fez você se interessar por ela?

Bons estudos, Eduardo. Continue compartilhando suas dúvidas e descobertas por aqui, pois o fórum está à disposição para ajudar nessa jornada.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!