Olá pessoal! Tudo certo? Sou iniciante na área de programação e ainda tenho bastante dificuldade pra compreender alguns motivos de por que fazemos "aquilo" ou "isso" e assim vai. Com o andamento das aulas, cheguei na atividade número 7 que nos ensina a criar uma chance de erro para que o oponente nos permita pontuar também. Mesmo colocando as mesmas linhas de código que foram descritas, o oponente continua defendendo sem espaço para erros. Poderiam olhar o meu código e me sugerir melhorias e/ou sugestões para desenvolver melhor esse quesito? Agradeço demais pela atenção!
Segue o código:
//variáveis de tamanho e posicionamento da bolinha//
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//variáveis de velocidade da bolinha//
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete//
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis da raquete do oponente//
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let direcaoRaqueteOponente = 1;
//variável de colisão//
let colidiu = false;
//placar do jogo//
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo//
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//variável de erro do oponente CPU//
let chanceDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
//função de quadro//
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
//verificaColisaoRaquete();
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete, yRaquete);
colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
calculaChanceDeErrar();
}
//função da criação da bolinha//
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
//função de velocidade e movimentação básica//
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
//função de colisão com a borda X e Y//
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
//função da criação da raquete//
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
//função de movimentação da raquete//
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
//limite de movimentação do jogador//
yRaquete = constrain(yRaquete, 10, 305);
}
//função de colisão - opção 1
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
//função de colisão - opção 2
function colisaoRaqueteBiblioteca(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
//função para movimentar a raquete do oponente//
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente +=velocidadeYOponente;
calculaChanceDeErrar();
//limite de movimentação do oponente no canvas//
yRaqueteOponente = constrain(yRaqueteOponente, 10, 305);
}
//função para calcular chance de errar//
function calculaChanceDeErrar(){
if (pontosOponente >= meusPontos){
chanceDeErrar +=1;
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40;
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
//função para incluir o placar no jogo//
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,140,0));
rect(450,10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
//função para marcar ponto//
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}