1
resposta

[Dúvida] Ranking usando função Maior quando há duplicidade de quantidades

Olá, boa tarde!

Durante a aula, quando foi aplicada a função procx para trazer o respectivo nome do produto de acordo com as quantidades calculadas de saída surgiu a dúvida, e se houver produtos com quantidades iguais de saídas, não vai "quebrar" a lógica da função procx? Por exemplo, produtos diferentes com a quantidade de saída igual a 500?

print_aula_top_5_mais_vendidos

1 resposta

Oie Pedro, tudo bem?

No caso de produtos com quantidades de saídas iguais, se você estiver utilizando a função PROCX para buscar o nome do produto com base nessa quantidade, ela irá retornar o nome do primeiro produto que encontrar com essa quantidade, e não todos os produtos com essa quantidade.

Por exemplo, se você tiver uma tabela com produtos e suas respectivas quantidades de saída, e houver dois produtos diferentes com uma quantidade de saída igual a 100, a função PROCX irá retornar o nome do primeiro produto* que ela encontrar com essa quantidade. O nome do segundo produto não será retornado pela função, pois ela para de buscar assim que encontra uma correspondência

Para lidar com essa situação, você pode utilizar uma combinação de funções, como PROCX em conjunto com ÍNDICE e CORRESP, para obter uma lista de todos os produtos correspondentes com a mesma quantidade de saída.