Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Ram dinamica e estática

Essa RAM que temos em nossos computadores, é qual dos dois tipos? A dinamica ou estática? Se variar de hardware pra hardware, como faço pra saber qual a minha?

1 resposta
solução!

Oi, Marcos! Tudo bem?

A memória RAM que temos em nossos computadores é, em sua maioria, do tipo DRAM (RAM Dinâmica). Isso se deve ao fato de que a DRAM é mais barata e permite armazenar grandes quantidades de memória na escala de gigabytes, apesar de ser mais lenta.

Por outro lado, temos a SRAM (RAM Estática) que é mais rápida, mas também mais cara. Devido ao seu custo, ela é utilizada em menor quantidade e geralmente é encontrada na memória cache do processador. A memória cache é uma memória mais rápida que armazena os dados que estão sendo utilizados no momento, melhorando o desempenho da comunicação com a memória RAM.

Para descobrir qual tipo de RAM nosso computador possui, podemos usar ferramentas de diagnóstico de sistema ou verificar as especificações do computador. No Windows, por exemplo, podemos usar o comando "wmic memorychip get memorytype" no prompt de comando para descobrir o tipo de memória RAM. No entanto, a maioria dos computadores pessoais utiliza DRAM como memória principal.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software