Essa RAM que temos em nossos computadores, é qual dos dois tipos? A dinamica ou estática? Se variar de hardware pra hardware, como faço pra saber qual a minha?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Essa RAM que temos em nossos computadores, é qual dos dois tipos? A dinamica ou estática? Se variar de hardware pra hardware, como faço pra saber qual a minha?
Oi, Marcos! Tudo bem?
A memória RAM que temos em nossos computadores é, em sua maioria, do tipo DRAM (RAM Dinâmica). Isso se deve ao fato de que a DRAM é mais barata e permite armazenar grandes quantidades de memória na escala de gigabytes, apesar de ser mais lenta.
Por outro lado, temos a SRAM (RAM Estática) que é mais rápida, mas também mais cara. Devido ao seu custo, ela é utilizada em menor quantidade e geralmente é encontrada na memória cache do processador. A memória cache é uma memória mais rápida que armazena os dados que estão sendo utilizados no momento, melhorando o desempenho da comunicação com a memória RAM.
Para descobrir qual tipo de RAM nosso computador possui, podemos usar ferramentas de diagnóstico de sistema ou verificar as especificações do computador. No Windows, por exemplo, podemos usar o comando "wmic memorychip get memorytype" no prompt de comando para descobrir o tipo de memória RAM. No entanto, a maioria dos computadores pessoais utiliza DRAM como memória principal.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!