3
respostas

Dúvida Questão 7

Como não há 1.2 bactérias, e sim, 1 bactéria , 2 bactérias e assim por diante, entendi que a lista apresentada no exercício se refere a multiplicação ocorrida a cada dia. Dito isso, minha resolução ficou conforme abaixo:

# Lista de crescimento das bactérias
bacterias_colonia=[1.2, 2.1, 3.3, 5.0, 7.8, 11.3, 16.6, 25.1, 37.8, 56.9]
# Lista que irá armazenar as porcentagens de crescimento
porcentagem_crescimento=[]
# Vamos percorrer os índices de 1 a 9 para compararmos o valor atual com o passado
for i in range(1,len(bacterias_colonia)):
# seguimos o cálculo 100 * (amostra_atual - amostra_passada) / (amostra_passada)
  porcentagem=100*(bacterias_colonia[i]*bacterias_colonia[i-1]-bacterias_colonia[i-1])/bacterias_colonia[i-1]
# adicionamos o resultado na lista porcentagem_crescimento
  porcentagem_crescimento.append(round(porcentagem,2))
# Resultado
print(f'Porcentagens de crescimento:\n {porcentagem_crescimento}')

Estou certo?

3 respostas

Oi, Rapha! Tudo bem?

Seu código está quase correto! Há apenas um detalhe para corrigirmos.

Matematicamente, podemos realizar o cálculo da porcentagem, relacionando o valor atual com o anterior, da seguinte maneira:

100 * (valor_atual - valor_anterior)/valor_anterior

Como no exercício o nosso objetivo é encontrar o percentual de crescimento de bactérias de um dia para o outro, será necessário utilizar a expressão matemática apresentada acima.

Aplicando, portanto, essa ideia em seu código, o cálculo da porcentagem ficará assim:

porcentagem=100*(bacterias_colonia[i]-bacterias_colonia[i-1])/bacterias_colonia[i-1]

Espero ter ajudado com a explicação. Qualquer dúvida, estou por aqui.

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi, Andrieli! Tudo bem e vc?

O que eu quis dizer é que a lista apresentada [1.2, 2.1, 3.3, 5.0, 7.8, 11.3, 16.6, 25.1, 37.8, 56.9] não se refere a quantidade de bactérias em determinado dia e sim se refere à taxa de multiplicação de bactérias ocorrida por dia. Então, se no primeiro dia havia 100 bactérias, com a multiplicação de 1.2, no segundo dia haverá 120 bactérias. Na sequência, utilizando a taxa de multiplicação 2.1, então teremos 2.1x120=252. Então, 252-120=132 e 132/120x100=110% de percentual de crescimento. E assim por diante. O código que escrevi chega a esse resultado.

Já o código apresentado como solução, considera que a lista se refere ao número de bactérias no dia, ou seja, que no primeiro dia havia 1.2 bactérias, no segundo dia 2.1 bactérias. O que de pronto não faz sentido, porque não existe 1.2 bactérias ou 2.1 bactérias. Além disso, o exercício informa que a relação se refere ao número de bactérias multiplicadas por dia e não ao número de bactérias do dia.

Assim , entendo, humildemente, que meu código está correto. Não obstante, posso ter entendido algum detalhe errado. Fico aqui na espera pelo ensinamento!

Oi, Raphael! Tudo bem?

Entendi que o início da questão não está tão coeso com o final dela, que é onde está o desafio. Fiz o ajuste de seu inicio para evitar futuras confusões com o que é esperado da atividade.

Muito obrigada por trazer aqui sua solução e também o esclarecimento da questão.

Espero que esteja gostando do curso! Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software