Boa noite, galera. Estava fazendo o ex 1 e fiquei com uma dúvida, por que ao rodar o programa só lê a def pagina_ini e o print de 'seja bem vindo', mas não lê o def inset_dados e nem pede para inserir os dados?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite, galera. Estava fazendo o ex 1 e fiquei com uma dúvida, por que ao rodar o programa só lê a def pagina_ini e o print de 'seja bem vindo', mas não lê o def inset_dados e nem pede para inserir os dados?
Olá, Fabio, tudo bem?
Testei o seu código e ele me gerou o seguinte erro TypeError: object of type 'NoneType' has no len().
Note no seu código que na linha = '*' * len(bem_vindo) você multiplica o caractere * com o len da variavel bem_vindo . No entanto, a variável bem_vindo recebe o valor de retorno da função print, que é None. A função print() em Python não retorna nada explicitamente. Ela simplesmente exibe os argumentos que são passados a ela na saída padrão.
Para corrigir o código, altere a linha para:
def pagina_ini():
bem_vindo_string = "Bem vindo!"
print(bem_vindo_string)
linha = '*' * len(bem_vindo_string)
A variável bem_vindo_string é atribuída à string "Bem vindo!". Quando você imprime a variável bem_vindo_string, a string "Bem vindo!" é exibida na tela.
Espero ter ajudado e fico à disposição.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.