Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Questão 3

Olá! Pessoal, na resolução da questão 3 por 'elif' seria possível acrescentar alguma propriedade do python no 'input' para ele só receber entrada de letras? Eu digitei um número e meu código retornou que seria consoante. Tem como impedir o usuário de digitar outra coisa que não seja letras? Se não, como eu posso contornar a situação?

Outro ponto, na resolução por 'in' surgiu uma dúvida na variável "vogais" o python armazena o 'aeiou' como uma palavra só ou como lista?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

ive dúvid as nos exemplos abaixo

2 respostas
solução!

Olá, Isabelly! Como você está?

Ótima pergunta :)

É possível utilizar a função isalpha para verificar se todos os caracteres são letras. Essa função tem um retorno boleano. Para utilizá-la, é possível aninhar condições: Se a primeira condição for verdadeira, a interna será executada. Ficaria mais ou menos assim:

letra = input("Digite uma letra: ")

if letra.isalpha():
    if letra.lower() in "aeiou":
        print("É uma vogal!")
    else:
        print("É uma consoante!")
else:
    print("Digite apenas letras!")

Dessa forma, o programa só vai realizar a comparação se a entrada for uma letra. Caso contrário, será exibida a mensagem "Digite apenas letras!".

Quanto à sua dúvida sobre a variável "vogais" na resolução por 'in', o Python armazena a sequência de caracteres "aeiou" como uma string. Portanto, você pode acessar cada letra individualmente utilizando índices, assim como faria com qualquer outra string. Por exemplo:

vogais = "aeiou"

print(vogais[0])  # Exibe 'a'
print(vogais[2])  # Exibe 'i'

Espero ter ajudado! Conte conosco sempre que tiver dúvidas, estamos por aqui.

Abração!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Você foi muito esclarecedora Larissa! Obrigada <3