Fiquei com dúvida nessa questão, o que não funcionou como esperado? A pergunta me deixou confusa, conseguem me explicar com mais clareza?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei com dúvida nessa questão, o que não funcionou como esperado? A pergunta me deixou confusa, conseguem me explicar com mais clareza?
Oi, Nycole! Beleza?
A questão está relacionada ao código da função marcaPonto(), que tem a intenção de marcar os pontos do jogo. No entanto, há um problema na lógica usada para determinar quem ganha o ponto, observe:
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
pontosDoOponente += 1;
}
if (xBolinha < 10){
meusPontos += 1;
}
}
Neste código, xBolinha > 590 está verificando se a bolinha passou do limite do campo do oponente (extremidade direita), ou seja, se você fez um ponto. No entanto, se isso acontecer, o código está adicionando o ponto ao pontosDoOponente (o que está errado, pois o ponto deveria ser seu).
Da mesma forma, xBolinha < 10 verifica se a bolinha passou do seu limite do campo (extremidade esquerda), ou seja, se o oponente fez um ponto. Mas, se isso acontecer, o código está adicionando o ponto aos meusPontos (o que também está errado, pois o ponto deveria ser do oponente).
Por esse motivo, a resposta correta para a questão é a alternativa B: "Quando eu fizer um ponto, este ponto será atribuído ao oponente". Isso ocorre porque a lógica do código está invertida, indicando que a marcação de pontos não funcionou como o esperado.
Espero que tenha ficado mais claro, Nycole! Caso surjam outras dúvidas, fico à disposição.
Um abraço!