Seletores do DOM são maneiras de você obter elementos que compõem a página. Nesse caso em especial, todos os "button" da página seriam selecionados, mas há um só. Se você testar colocar mais de um botão na página, todos terão o mesmo comportamento.
Há milhões de maneiras de se fazer "queries" em busca de elementos: por sua classe, por seu id, por seu tipo, por sua posição etc. No início, seleção de elementos (muito badalado pelo jQuery) é um pesadelo, mas com o tempo e a experiência tudo fica bem natural.
Quando você encontra o elemento, a partir da função:
var button = document.querySelector("button");
e o atribui à variável button
, ela passa a conter um (ou mais) elemento da página sob a forma de um objeto (sim, aquele da OO). Este objeto tem propriedades e métodos, como qualquer objeto. Uma dessas propriedades é o onclick
, que armazena a função que será executada, como o nome sugere, quando este elemento for clicado. Lembre que em javascript uma função é um "cidadão de primeira classe" e, como tal, pode ser atribuído a uma variável.
Então, o resto é história:
button.onclick = verifica;
Ou, seja, quando o botão for pressionado, a função verifica
será executada.
Tudo isso parece complicado a princípio, mas o português também é difícil, e mesmo assim a gente aprendeu a falar, né? :)