1
resposta

[Dúvida] [Query] Como fazer queries com campos de fontes conectadas (combinadas)

Tenho 4 fontes (Planilhas online) combinadas com os campos de cada uma comfiguradas na combinação:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNo entando, preciso adicionar um CAMPO CALCULADO onde preciso filtrar uma dimensão(campo) que está na planilha de contratos com outra que está na planilha Base Gdesk. Na query do campo calculado, não permite que eu filtre por campos de outras fontes. E também nos dados combinados, não permite que eu adicione um campo calculado usando as dimensões em comum. Como resolvo esse problema? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Daniel, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Infelizmente, o atual Looker Studio não permite que você filtre campos de outras fontes diretamente na query do campo calculado. No entanto, uma opção é criar uma nova fonte de dados combinada que inclua as informações relevantes das duas planilhas. Dessa forma, você poderá criar um campo calculado usando as dimensões em comum entre as planilhas.

Para mais informações sobre como realizar combinações recomendo a leitura da documentação:

Após criar a nova fonte de dados combinada, você poderá usar as dimensões em comum para criar um campo calculado que atenda às suas necessidades.

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!