Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Quero entender melhor como o computador transformar a entrada de dados em números pra calcular e realizar a ordem que desejo?

Quero entender melhor como o computador transforma a entrada de dados em números pra calcular e realizar a ação que desejo, tipo eu pedi para ele tocar a música X como minha voz entra e se transforma em números para o computador calcular e realizar minha ordem?

4 respostas
solução!

Olá, Manuela! Como vai?

Que pergunta interessante! Vamos entender como os computadores transformam a entrada de dados, como sua voz, em números para realizar ações, como tocar uma música.

Quando você fala com um dispositivo, como um assistente de voz, o som da sua voz é captado por um microfone. Esse som é, na verdade, uma onda sonora que o microfone converte em um sinal elétrico. Esse sinal elétrico é então convertido em dados digitais, ou seja, números que o computador pode entender e processar. Esse processo de conversão é chamado de digitalização.

Uma vez que sua voz é convertida em dados digitais, o computador utiliza algoritmos de reconhecimento de voz para identificar o que você disse. Esses algoritmos comparam os padrões de som que você produziu com padrões armazenados em sua base de dados para entender as palavras e a ordem que você pediu.

Por exemplo, se você disser "tocar música X", o sistema de reconhecimento de voz identificará essas palavras e, em seguida, buscará a música correspondente em sua biblioteca ou serviço de streaming. Uma vez encontrada, o computador executa a ação de tocar a música.

Esse processo envolve muitas operações lógicas e aritméticas, como as que você mencionou. É fascinante como tudo isso acontece em frações de segundo, permitindo que você interaja de forma tão natural com a tecnologia ao seu redor.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

entendi, mas como é convertido em sinais elétricos e depois digitais? e também é a mesma coisa quando digito algo? ele se transforma em sinais elétricos quandl digito algo?

Olá, Manuela!

Sim, quando você digita algo também existem sinais elétricos envolvidos.

Quando você pressiona uma tecla do teclado, ocorre um contato eletrônico dentro dele. Esse contato gera um sinal elétrico que é enviado para o computador. O sistema identifica qual tecla foi pressionada e a converte em um número chamado código binário (sequências de 0 e 1).

Por exemplo, a letra A possui um código que pode ser representado digitalmente. O computador não entende diretamente letras, imagens ou sons; ele trabalha apenas com números representados por bits (0 e 1).

No caso da voz, o processo tem uma etapa extra:

1. Sua voz produz ondas sonoras no ar.
  2. O microfone possui uma membrana que vibra com essas ondas.
  3. Essas vibrações são transformadas em sinais elétricos.
  4. Um componente chamado conversor analógico-digital (ADC) mede esses sinais várias vezes por segundo e os transforma em números.
  5. O computador analisa esses números para identificar palavras e executar o comando solicitado.

Veja uma representação simplificada:

Voz
 ↓
Ondas sonoras
 ↓
Microfone
 ↓
Sinais elétricos
 ↓
Conversor Analógico-Digital (ADC)
 ↓
Números (0 e 1)
 ↓
Processamento pelo computador
 ↓
Ação executada (tocar música, abrir aplicativo, etc.)

Já quando você digita:

Tecla pressionada
 ↓
Sinal elétrico
 ↓
Código da tecla
 ↓
Números (0 e 1)
 ↓
Processamento pelo computador
 ↓
Texto aparece na tela

A diferença é que a voz começa como uma onda sonora, enquanto a digitação já começa com um evento eletrônico no teclado. Em ambos os casos, no final tudo é convertido em números para que o computador possa processar as informações.

Fico à disposição!

ata agora consegui entender melhor, muito obrigada, eu gosto muito de saber de cada detalhe e eu acho isso muito interessante que assim como nós e os países tem seu idioma o computador também tem que são divididas em linguagens de programação e saber cada detalhe de como o computador reage quando digitamos, falamos no microfone e tals é muito legal e admirador pois entendemos mais sobre como eles funcionam.