Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Quero entender a lógica, é tão bom entender a lógica das coisas né?

Boa noite. Gostaria de entender a lógica de -180 graus a bolinha ir pra baixo. Acertei a resposta da pergunta porque fui esperto e digitei manualmente no SCRATCH o ângulo -180 pra ver pra onde a bolinha que deu como resposta pra baixo, porém o SCRATCH alterava sozinho a numeração -180 que eu digitava pra 180, oque me deu uma certa insegurança e também deu a entender que não existe essa direção -180, ou existe? De qualquer maneira a resposta estava certa porém foi na intuição, não entendi a lógica e muito menos tinha como ter certeza da resposta. Detalhe: eu nem sabia que 0 a direção ia pra cima, 90 pra direita, 180 pra baixo, -90 pra esquerda, quem dirá pra que direção iria -180.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Bom dia Renan, tudo bem?

Pense da seguinte forma, um circulo tem 360º, assim como um relógio tem 12 horas. Sendo metade de 360º, 180º e metade de 12 horas, 6 horas.

Agora imagine o ponteiro do relógio partindo de 12 horas somando ou subtraindo 6 horas não aponta para a mesma direção? Portando 180º ou -180º, aponta para a mesma direção.

Espero ter ajudado.

Bom dia Eduardo. Mas 90 e -90 vão para caminhos opostos nesse caso... No caso 180 e -180 não deveriam ir para caminhos opostos também?

solução!

Bom dia Renan, tudo bem?

Pense no relógio de ponteiro.

Agora pense nas seguintes comparações:

360º = 1 volta completa ou 12 horas
180º = meia volta ou 6 horas
90º = 1/4 de volta ou 3 horas

Então se o ponteiro do relógio estiver em 12 horas e avançar 90º ou 3 horas, será 3 horas. Se voltarmos, ou seja -90º ou -3 horas, será 9 horas. Veja que o ponteiro vai estar em direção oposta, as 3 horas aponta para a direita e as 9 horas aponta para a esquerda.

Agora se dermos -180º ou 180º, ou seja -6 horas ou 6 horas. O ponteiro do relógio irá apontar para as 6 horas, indiferente de se positivo ou negativo.

Espero ter ajudado.

Boa tarde querido, tudo certo! Agora eu entendi então porque a questão é sobre o ponteiro partir do grau 0 que no caso é o mesmo que 12 horas num relógio analógico que de um jeito ou de outro irá parar no 180 seja ele positivo ou negativo. Ajudou muito sim!