Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida quanto boas práticas envolvendo o nome de variáveis

Olá, estou com uma dúvida envolvendo boas práticas. Na aula o professor Flávio coloca:

var alturaInformada = prompt ("Informe sua altura");
var pesoInformado = prompt ("Informe seu peso");

Porém, testei essa outra forma de nomear as variáveis e também funcionou:

var altura = prompt ("Informe sua altura");
var peso = prompt ("Informe seu peso");

Ai fiquei em dúvida, tendo em vista que os parâmetros da função "calculaImc" são "peso e altura". Tem chances de dar erros no futuro ou em projetos mais complexos nomear variáveis com o mesmo nome de parâmetros? Caso não dê, é considerada uma má prática? Ou não importa trocar, seja em "alturaInformada" por "altura" e "pesoInformado" por "peso", seja em outros possíveis exemplos, desde que fique claro e funcional?

Obrigado. Abraços.

2 respostas
solução!

Olá Eduardo, tudo bem?

As duas formas estão corretas, uma boa prática é nomear as variáveis de forma que batendo o olho você já consiga descobrir para que ela serve explicitamente, quanto a padrões como alturaInformada, altura_informada, AlturaInformada, etc. Isso costuma variar de linguagem para linguagem (você pode utilizar qualquer uma delas em todas, mas é uma boa prática seguir o padrão da comunidade).

Sobre dar ou não erros, sugiro que você pesquise e dê uma olhada no tema de Escopo de Variáveis (você provavelmente vai ver mais a diante nos cursos também).

Opa, então ao invés de utilizar "alturaInformada" eu poderia utilizar "altura" sem problemas quanto a boas práticas? Obrigado Erick, abraços.