2
respostas

[Dúvida] Quanto ao disparo desse questionário, como chegar no meu usuário real?

Supondo que eu tenho um publico inacessível, como usuários de um zoo em NY, ou qualquer local distante, cujo não conheço a cultura nem tenho uma base de clientes para esse envio, como alcançar esse publico para enviar o form e captar as respostas?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi, Aron! Ótima pergunta.
Esse é um desafio comum em projetos de UX, principalmente quando o público-alvo está geograficamente distante ou ainda é desconhecido.
Se você não tem uma base de usuários ou conhecimento prévio da cultura local, como no caso de visitantes de um zoológico em Nova York, existem algumas estratégias que podem te ajudar a chegar até esse público:

  1. Parcerias locais
    Uma forma eficiente é buscar contato com instituições que já têm acesso direto ao público. No caso do zoológico, por exemplo, você pode tentar se comunicar com o setor de marketing ou atendimento ao cliente. Pode propor que eles divulguem seu questionário por e-mail, redes sociais ou até em pontos físicos do local, como totens com QR Code. O ideal é mostrar como sua pesquisa pode ajudar a melhorar a experiência dos visitantes.
  2. Anúncios segmentados
    Outra opção é investir em anúncios online, como no Instagram, Facebook ou Google Ads. Essas plataformas permitem segmentar o público por localização (como Nova York) e interesses (zoológicos, passeios em família, natureza, entre outros). Mesmo com um orçamento pequeno, é possível ter bons resultados se a segmentação for bem feita.
  3. Comunidades online
    Pessoas que frequentam zoológicos costumam estar em comunidades online. Grupos no Facebook, fóruns no Reddit, comentários no TripAdvisor e outras plataformas de avaliação são bons lugares para buscar participantes. Você pode entrar em contato de forma respeitosa, explicando o propósito da pesquisa e, se possível, oferecendo algum tipo de incentivo (como participação em sorteios).
  4. Plataformas de respondentes
    Se houver orçamento disponível, você pode recorrer a plataformas pagas que oferecem acesso a painéis de respondentes com perfis específicos. Algumas opções são Poolfish, Respondent.io, Typeform Audience, entre outras. Essas plataformas facilitam o alcance de perfis geográficos e demográficos específicos.
  5. QR Code físico com apoio local
    Caso consiga alguma parceria com o local físico, outra opção seria divulgar o questionário por meio de cartazes com QR Code. Esses cartazes podem ser colocados em pontos estratégicos do espaço físico, como entrada, saídas, lanchonetes ou áreas de descanso.

E se nenhuma dessas opções estiver ao seu alcance no momento, você ainda pode usar ferramentas de inteligência artificial para gerar personas sintéticas e hipóteses iniciais, como ponto de partida. Só é importante lembrar que essas personas devem ser validadas posteriormente com pessoas reais, mesmo que de forma indireta, como por meio da análise de comentários online ou entrevistas com especialistas na área.
Espero que essas sugestões te ajudem a avançar com sua pesquisa.
Bons estudos.

Olá,

Nós podemos conhecer a persona de diferentes formas além de um formulário como:

  1. Se você tiver contato com o correspondente pode criar uma lista de perguntas basicas e realizar pesquisas de mercado (o ideal é que instigue um conversa para saber os padrões dos clientes que frequentam o local, o padrão indica muita coisa se gostam ou não daquelas atividades no local)
  2. Use também as ferramentas online como redes sociais (hoje em dia o feedback sobre as experiencias acontecem de forma espontanea nas redes socias).
  3. Pesquise sobre como os concorrêntes diretos e indiretos naquela região agem.

A criação de persona ainda deve passar por fase de teste, por isso pergunte para mais pessoas e são validas de usuários que já frequentaram ambientes similares.