Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida quanto a VLANS e Sub-redes

Eu não consigo entender o conceito e uso de VLANS da mesma forma que o de subredes. Mesmo com a explicação dada no curso, ainda acho meio complicado, alguém teria alguma dica ou meio de fazer entender melhor esses dois conceitos?

2 respostas
solução!

Olá, Samuel. Tudo bem?

Uma LAN (Local Area Network) é um conjunto de dispositivos conectados num único local físico (casa, prédio etc). Uma VLAN é uma LAN virtual, ou seja, é um conjunto de dispositivos que estão conectados, mas a reunião deles é lógica (apesar de física no fim das contas). É lógica, virtual, porque um conjunto de dispositivos podem estar todos conectados fisicamente, mas estarem divididos logicamente.

Essa segmentação lógica ajuda muito na economia de recursos, pois diminui o número de operações que uma rede precisa fazer. Por exemplo, no caso do projeto do curso, temos 2 setores e alguns dispositivos em cada setor só se comunicarão com outros do mesmo setor. Com a VLAN, eu posso evitar que um dispositivo, ao tentar encontrar outro na rede, não faça na rede inteira, mandando pacotes para descobrir o IP do dispositivo Y que tem um MAC determinado somente para determinados pontos na rede. Então se um computador do setor de finanças quer falar com outro que está na mesma VLAN, ele não vai precisar mandar pacotes para dispositivos da VLAN do comercial. Isso diminui a quantidade de operações e o tráfego na rede. Além disso, dividir dispositivos logicamente é mais flexível que uma divisão física, você não fica limitado ao espaço físico para que dispositivos em local em pontos diferentes estejam no mesmo setor. Outro fator é que a comunicação numa VLAN não consome a mesma banda que outra VLAN, ainda que estejam fisicamente conectados.

Já uma subnet é também uma divisão na rede, mas uma divisão feita através do endereço. Você define o endereço de um dispositivo com o IP da rede e a máscara. A mascara vai definir se um endereço faz parte da mesma rede de outro endereço. Isso vai limitar se um dispositivo pode se comunicar com outro. Então ainda que você tenha uma faixa de IP's disponíveis que vá de 192.168.0.1 até 192.168.0.254, é possível dividir essa rede em 2 (ou mais), de forma de agora a subrede A vai de 192.168.0.1 até 192.168.0.127 e a subrede B 192.168.0.128 até 192.168.0.254. Então as subnets permitem que você consiga definir quais endereços de IP farão parte da mesma rede. Você consegue segmentar sua rede dessa forma, sem usar VLAN, mas as diferentes redes consomem a mesma banda, então se seu objetivo for separar setores, a VLAN é mais interessante que simplesmente usar subnet.

Espero ter ajudado.

Ajudou sim, muito obrigado pela assistência, boa tarde

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software