1
resposta

Duvida quanto a procura das quantidade proximas

Olá pessoal, Utilizando como exemplo o primeiro item do desafio, onde a pergunta é "Ache o preço do produto que tenha aproximadamente 20 quantidades". Ao utilizar a "Correspondência exata ou menor" do PROCX, ele não busca necessariamente o valor do item com a quantidade mais próxima de 20. Utilizando esta fórmula, se tiver um produto com quantidade 17 e outro com quantidade 21, ele irá retornar o valor do produto com quantidade 17, que não é mais próxima de 20. Com isso se eu tiver uma tabela muito grande onde realmente eu nao sei o que é mais proximo, ou seja -1 ou 1) como devo solicitar na formula?

1 resposta

Oii, Everson! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Uma sugestão é usar uma coluna auxiliar e a função ÍNDICE + CORRESP para calcular a distância relativa entre os valores:

• Suponha que sua tabela esteja estruturada assim:
ProdutoQuantidadePreço

Coluna A: Produto - Coluna B: Quantidade - Coluna C: Preço

• Adicione uma coluna auxiliar (D) com a fórmula que calcula a diferença absoluta entre a quantidade e o valor que você está buscando (neste caso, 20):
D2 = ABS(B2 - 20) 3. 
  • Use a fórmula ÍNDICE + CORRESP para localizar o preço correspondente à menor diferença da coluna D:
=ÍNDICE(C2:C100, CORRESP(MÍNIMO(D2:D100), D2:D100, 0)) 

Traduzindo: A fórmula ABS(B2 - 20) calcula o quanto cada quantidade está distante do valor de referência (20), sem se preocupar se essa distância é positiva ou negativa. Depois, a função MÍNIMO(D2:D100) identifica qual é a menor dessas distâncias na coluna D. Com essa menor diferença, a função CORRESP localiza a posição exata onde ela está. Por fim, a função ÍNDICE utiliza essa posição para buscar o preço correspondente na tabela original.

Você pode estudar mais sobre essa junção a partir do desafio disponibilizado.

Espero ter ajudado, conte sempre conosco.

Bons estudos, Everson!