Boa tarde!
Na execução do meu código quando o total de familiares vale 3, me fazem 4 vezes a pergunta da idade dos familiares:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde!
Na execução do meu código quando o total de familiares vale 3, me fazem 4 vezes a pergunta da idade dos familiares:
Olá, Flavio.
Tudo bem?
Pelo que você descreveu e pela imagem do código, parece que o problema está na forma como você está inicializando a variável numero. Vamos ajustar seu código para garantir que a pergunta sobre a idade dos familiares seja feita o número correto de vezes.
Primeiro, vamos garantir que a variável numero comece em 0 e não em 1. Além disso, a variável totalIdades deve ser inicializada antes do loop while. Vamos corrigir isso:
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var totalFamiliares = parseInt(prompt("Quantidade de familiares?"));
var numero = 0; // Inicialização correta
var totalIdades = 0; // Inicialização correta
while(numero < totalFamiliares) { // Correção na condição do while
var idadeFamiliar = parseInt(prompt("Informe idade do familiar"));
totalIdades += idadeFamiliar; // Acumula as idades
numero++;
}
var mediaDasIdades = totalIdades / totalFamiliares;
mostra("A média das idades dos familiares é " + mediaDasIdades);
mostra("FIM");
</script>
Aqui estão as correções feitas:
numero com 0.totalIdades fora do loop while.while para numero < totalFamiliares para garantir que ele execute exatamente o número de vezes igual ao número de familiares.Com essas mudanças, o programa deve perguntar a idade dos familiares o número correto de vezes e calcular a média corretamente.
Espero ter ajudado e bons estudos!