0
respostas

[Dúvida] Quando usar testes não paramétricos

Olá gente estou com uma dúvida mais técnica sobre o uso dos testes não paramétricos como wilcoxon, sei que esses testes utilizamos quando não podemos afirmar ou inferir que dada amostra tem uma distribuição normal, a minha dúvida é que se eu tenho uma amostra grande (mais de 100 elementos), esse número de elementos se encaixaria no teorema do limite central não? Então teoricamente eu poderia utilizar um teste de hipotese paramétrico (z ou t) mesmo que minha distribuição não seja normal ou eu tenho que usar um teste não paramétrico como o wilcoxon?

Falo isso pois tenho uma amostra de 500 elementos que não seguem a distribuição normal e gostaria de executar alguns testes nessas amostras, pensando pelo teorema do limite central eu acho que eu poderia utilizar algum teste Z para executas essas analises, mas estou em dúvida se eu deveria utilizar mesmo esse teste ou deveria utilizar um não paramétrico.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software