Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Quando usar innerHTML, e textContent e diferenças

queria entender a diferença e saber por que há recomendação para não usar o innerHTML por questões de segurança, não faz sentido o seu uso ou existencia.

5 respostas

Olá, Ivan! Tudo bem?

Isso é uma dúvida muito comum, então não se preocupe, vou explicar resumidamente abaixo!

Use textContent para manipulação de texto puro, pois é mais seguro e eficiente.

Use innerHTML com cautela, apenas quando necessário, e sempre sanitize o conteúdo para evitar vulnerabilidades de segurança.

A existência de innerHTML faz sentido para casos específicos, mas seu uso deve ser cuidadoso para evitar riscos.

A principal diferença é que o innerHTML interpreta e renderiza HTML, enquanto textContent trata tudo como texto puro. Escolha o método adequado com base no que você precisa fazer e nos riscos de segurança envolvidos!

Espero ter ajudado na sua dúvida. Bons estudos, e caso esse post tenha lhe ajudado, favor marcar como solucionado!

obrigado, se possível saberia de algum exemplo onde seria mais indicado o uso do innerHTML?

Oi de novo, Ivan!

O innerHTML é mais indicado quando você precisa manipular grandes blocos de HTML ou quando a conveniência e a simplicidade são prioridades, mas sempre com cuidado em relação à segurança! É importante lembrar que ele pode introduzir vulnerabilidades de segurança, como XSS (Cross-Site Scripting), se o conteúdo inserido não for devidamente sanitizado.

Alguns exemplos:

  1. Inserção de Conteúdo Dinâmico Quando você precisa inserir conteúdo dinâmico em uma página, como por exemplo, exibir uma lista de itens que são buscados de um banco de dados ou uma API.

  2. Renderização de Templates Simples Se você tem um template HTML simples que precisa ser renderizado dentro de um elemento, o innerHTML pode ser uma solução rápida e eficiente.

  3. Atualização de Conteúdo de um Modal ou Popup Quando você precisa atualizar o conteúdo de um modal ou popup com informações específicas, o innerHTML pode ser uma boa escolha.

  4. Inserção de Conteúdo de Terceiros Em alguns casos, você pode precisar inserir conteúdo HTML que vem de uma fonte externa, como um CMS ou uma API que retorna HTML formatado.

Espero ter ajudado!

solução!

Certamento e recomendo a Alura fazer um artigo sobre esse tema.

Realmente, um artigo sobre isso seria muito útil!

Se tiver mais alguma dúvida, compartilhe aqui no fórum! Bons estudos.