1
resposta

[Dúvida] Quando saber quando usar as funções matemáticas da aula?

Não entendi como pensar ou analisar para aplicar as funções:

• Aplicar o CALCULATE;
  • DIVIDE em vez do / (o que eu devo prever?);
  • ALLSELECTED no lugar do ALL (o que eu devo prever?).

Não sei se fui claro na minha dúvida.

Grato pela atenção.

1 resposta

Oi, Carlos, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

• O CALCULATE é uma função muito útil quando você precisa modificar ou filtrar o contexto de avaliação das fórmulas DAX. Por exemplo, se você tem uma tabela com vendas e quer calcular a média de vendas apenas para um determinado período, você pode utilizar o CALCULATE para aplicar um filtro de data antes de realizar o cálculo.

• A função DIVIDE é útil quando você precisa realizar uma divisão, mas quer evitar erros caso o divisor seja zero. Por exemplo, se você tem uma tabela com vendas e quer calcular a margem de lucro, você pode utilizar a função DIVIDE para evitar erros caso o valor das vendas seja zero.

• Já o ALLSELECTED é utilizado quando você precisa remover filtros específicos de uma tabela, mas manter outros filtros aplicados. Por exemplo, se você tem uma tabela com vendas e quer calcular a média de vendas para um determinado período, mas sem considerar o filtro de região, você pode utilizar a função ALLSELECTED para remover apenas o filtro de região.

Deixo abaixo as documentações das funções mencionadas acima, para que você possa consultar mais informações sobre elas:

As páginas das documentações podem estar em inglês, mas você pode usar o tradutor do navegador ou clicar com o botão direito do mouse na página e depois escolher a opção "Traduzir para o português".

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!