Não entendi como pensar ou analisar para aplicar as funções:
- Aplicar o CALCULATE;
- DIVIDE em vez do / (o que eu devo prever?);
- ALLSELECTED no lugar do ALL (o que eu devo prever?).
Não sei se fui claro na minha dúvida.
Grato pela atenção.
Não entendi como pensar ou analisar para aplicar as funções:
Não sei se fui claro na minha dúvida.
Grato pela atenção.
Oi, Carlos, tudo bem?
Desculpe a demora em te responder!
O CALCULATE
é uma função muito útil quando você precisa modificar ou filtrar o contexto de avaliação das fórmulas DAX. Por exemplo, se você tem uma tabela com vendas e quer calcular a média de vendas apenas para um determinado período, você pode utilizar o CALCULATE
para aplicar um filtro de data antes de realizar o cálculo.
A função DIVIDE
é útil quando você precisa realizar uma divisão, mas quer evitar erros caso o divisor seja zero. Por exemplo, se você tem uma tabela com vendas e quer calcular a margem de lucro, você pode utilizar a função DIVIDE
para evitar erros caso o valor das vendas seja zero.
Já o ALLSELECTED
é utilizado quando você precisa remover filtros específicos de uma tabela, mas manter outros filtros aplicados. Por exemplo, se você tem uma tabela com vendas e quer calcular a média de vendas para um determinado período, mas sem considerar o filtro de região, você pode utilizar a função ALLSELECTED
para remover apenas o filtro de região.
Deixo abaixo as documentações das funções mencionadas acima, para que você possa consultar mais informações sobre elas:
As páginas das documentações podem estar em inglês, mas você pode usar o tradutor do navegador ou clicar com o botão direito do mouse na página e depois escolher a opção "Traduzir para o português".
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.
Abraços!