1
resposta

[Dúvida] Quando migrar do Java pro Kotlin?

Bom dia! Me chamo Davi, um ex-programador de uma equipe de robótica durante ensino fundamental e atualmente mecânico que tenta voltar as origens. Eu tenho estudado a alguns anos o Python, recentemente expandi meus horizontes para os frameworks Flask e Django, porém, ao pesquisar sobre desenvolvimento android acabei me deparando com a linguagem Kotlin, e vim buscar conhecimento no melhor lugar que poderia. Acontece que, no passo a passo da linguagem kotlin para desenvolvimento android, tem lá para aprender Java antes, porém, qual momento eu devo "sair" do Java e ir para o curso de Kotlin? somente após o Java orientado ao objeto, depois disso, antes, qual momento eu posso de fato ir para o kotlin para começar a desenvolver "androidmente" kkk

1 resposta

Olá, Davi! Tudo bem?

É ótimo ver alguém com tanta vontade de aprender e expandir seus horizontes na programação. Sobre a sua dúvida, a migração de Java para Kotlin depende muito do seu nível de conforto com os conceitos fundamentais de programação e do seu domínio do Java.

Kotlin é totalmente interoperável com Java, o que significa que você pode usar código Java em um projeto Kotlin e vice-versa. Isso torna a transição entre os dois um pouco mais suave. Kotlin também tem uma sintaxe mais concisa e algumas características modernas que não estão presentes no Java, o que pode tornar a programação um pouco mais eficiente uma vez que você tenha se familiarizado com a linguagem.

No entanto, antes de fazer a transição para Kotlin, é importante que você tenha uma compreensão sólida dos conceitos de programação orientada a objetos (POO), que são fundamentais tanto para Java quanto para Kotlin. Isso inclui entender classes, objetos, herança, encapsulamento, polimorfismo, etc.

Como dica, deixo as seguintes formações para que você faça em sequência:

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.