2
respostas

[Dúvida] Quando fazer a persona? momento ideal

Olá! Tudo bem?

Estou montando uma jornada do processo de UX, um mapinha pra ver se eu entendi onde entra cada coisa. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Muitas dúvidas surgiram. Socorrro!!

1- O design thinking e o duplo diamante são a mesma coisa? Tipo: o design thinking é um resumo do diamante, é isso? um está dentro do outro...

1.2 - Devo escolher um deles? quando optar por um e não pelo outro?

2- Em qual momento é indicado fazer a persona? Acredito que seja ali no momento de imersão, antes de entrar na fase de descobrir do duplo diamante... Mas a persona deve vir antes da desk Research, ou depois?

3- A matriz CSD é dentro da desk Research, correto?

2 respostas

Dúvida 1- Não. O duplo diamante é uma ferramenta do design thinking pra você se organizar e saber o que fazer em cada etapa. O design thinking é pensar no processo como um todo e encontrar uma solução. Resumindo, design thinking é o processo, duplo diamante ´uma ferrament pr você saber o que fazer em cada etapa.

Dúvida 2- A persona é na fase descobrir. Na imersão você persquisa um pouco sobre o nicho, sobre a empresa, você precisa entender com o que você vai trabalhar. Na descoberta você vai dercobrir quem é essa empresa no mercado, então você pesquisa sobre os concorrentes e sobre o usuário, quem são esses consumidores, como é a experiência deles, etc. Descobrindo essas informações você já vai ter o que precisa para construir a persona. Se você já sabe construir a persona, indico fortemente você fazer o curso de Inteligência Artificial para criação de Personas, aqui mesmo na Alura, vai otimizar bastante seu tempo e te dar um bom destaque no mercado.

Dúvida 3- A matriz CSD também é na etapa descobrir. Assim que você fez a análise dos concorrentes, você vai usar essa matriz para organizar suas conclusões a respeito de cada concorrente. Ex: Eu tenho certeza que tal concorrente possui esse serviço, mas não sei se os usuários gostam dele ou não. Você já tem uma certeza e uma dúvida que vai te ajudar a pesquisar para melhorar a sua solução.

Espero ter te ajudado :)

Sensacional Heloísa!! Muito obrigada! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software