Ola, boa tarde! Ainda nao esta muito claro pra mim, alguem pode me explicar com um caso de uso para ambos?
Ola, boa tarde! Ainda nao esta muito claro pra mim, alguem pode me explicar com um caso de uso para ambos?
Oi Claudio, tudo bem?
Sua dúvida é realmente muito relevante e comum quando estamos aprendendo sobre funções. Vou tentar esclarecer com base no contexto da aula que você está estudando.
No JavaScript, uma função pode ou não retornar um valor. Quando uma função não retorna um valor, ela geralmente realiza uma ação que não precisa de um resultado posterior, como imprimir algo na tela. No seu exemplo, a função mostra()
é um exemplo de função sem retorno, porque ela simplesmente exibe algo na tela e não precisa retornar nenhum valor.
Por outro lado, quando uma função retorna um valor, ela geralmente realiza algum cálculo ou operação que será usado posteriormente no código. No seu exemplo, a função calculaImc()
é um exemplo de função com retorno. Ela realiza o cálculo do IMC e retorna o resultado. Esse resultado pode ser usado em outras partes do código, como no exemplo:
var imcFlavio = calculaImc(1.71, 73);
var imcAmigo = calculaImc(1.72, 68);
mostra(imcFlavio);
mostra(imcAmigo);
Neste caso, a função calculaImc()
é chamada duas vezes, cada vez com diferentes parâmetros, e o valor retornado é armazenado nas variáveis imcFlavio
e imcAmigo
. Essas variáveis são então usadas como argumentos para a função mostra()
, que exibe os valores na tela.
Então, resumindo, você usará uma função com retorno quando precisar do resultado da operação que a função realiza para usar em outra parte do seu código. E usará uma função sem retorno quando a função realiza uma ação que não precisa de um resultado posterior, como imprimir algo na tela.
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons estudos.