1
resposta

[Dúvida] Quando clicamos no Chute após digitar o número, podemos substituir a tecla chute por clicar no teclado a tecla "Enter"?

Pessoal, boa tarde!

Me surgiu uma dúvida, visto que ao testar o código depois de digitar um número aleatório de 1 a 10, eu costumo apertar diretamente a teclar "Enter" ao invés do ícone "Chute".

Baseado nessa dúvida, é possível substituirmos o "Chute" na pagina HTML por "Enter" do Teclado Keyboard?
Eu teria que alterar ou incluir também no código HTML o comando para clicar no keyboard do teclado a tecla "Enter"?

1 resposta

Oii, Bruno.

Sim, é totalmente possível fazer com que apertar Enter funcione como clicar no botão Chute.

Quando você digita algo em um campo de texto e aperta Enter, o navegador pode “disparar” uma ação se a gente programar isso. No caso do seu jogo, a gente pode dizer para o JavaScript:

“Se o usuário apertar Enter, execute a mesma função que o botão Chute executa.”

O passo básico é ouvir o teclado com um evento chamado keydown ou keyup e verificar se a tecla pressionada foi o Enter.
Por exemplo:

document.addEventListener("keydown", function(event) {
    if (event.key === "Enter") {
        // Aqui chamamos a função que o botão "Chute" usa
        verificarChute();
    }
});

O que está acontecendo aqui?

1. document.addEventListener("keydown", ...) → Fica “prestando atenção” em qualquer tecla que você aperta.
  2. if (event.key === "Enter") → Verifica se a tecla foi o Enter.
  3. verificarChute(); → Chama a mesma função que o botão Chute chama quando você clica nele.

Ou seja, você não vai substituir o botão, ele continua funcionando, mas vai adicionar a possibilidade de usar o Enter como atalho.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!