1
resposta

[Dúvida] Quando adicionar novos hábitos?

Oi, pessoal.

Qual a experiência de vocês com hábitos e principalmente na hora de escolher quais e quantos? Para mim, essa é a parte mais complicada porque nunca consigo focar em um só e sedimentar ele até que ele se torne um hábito mesmo.

Estava fazendo a formação de Aprendizagem (ótima inclusive) e no começo o Gui Silveira ensina uma técnica que deu certo: anotar 5 cursos/livros (pode intercalar) e dedicar apenas uma hora para cada um durante a semana. Para mim foi ótimo, porque eu gosto de compromissos curtos, porém vi que eu sempre passo dessa uma hora, mas tenho medo de adicionar mais horas ou outros assuntos de uma hora e acabar mexendo em time que tá ganhando.

Alguém tem alguma dica experiência nesse sentido?

Obrigado!

1 resposta

Olá, Gabriel!

Entendo sua preocupação e é realmente um desafio equilibrar a quantidade de hábitos que queremos incorporar em nossa rotina. O importante é lembrar que a formação de hábitos é um processo individual e pode variar de pessoa para pessoa.

A regra geral é adicionar novos hábitos de maneira gradual. Se você já tem um hábito estabelecido e está funcionando bem, como o de dedicar uma hora para cada curso ou livro, é prudente manter isso por um tempo.

No entanto, se você sente que pode adicionar mais horas ou outros assuntos, a sugestão seria fazer isso de forma gradual. Por exemplo, você pode começar adicionando mais 15 minutos ao seu tempo de estudo e observar como isso afeta sua produtividade e bem-estar geral. Se você perceber que está funcionando bem, pode aumentar gradualmente o tempo.

Outra estratégia seria adicionar um novo hábito, mas em um horário diferente. Por exemplo, se você estuda pela manhã, pode tentar adicionar um novo hábito à tarde ou à noite. Isso pode ajudar a evitar a sensação de sobrecarga.

A chave é a consistência. É melhor ter um hábito que você mantém regularmente do que vários que você não consegue manter.

Espero ter ajudado e bons estudos!