Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Quando a sprint precisa do retorno de outro setor

Quando um planejamento está sendo elaborado e por algum motivo é identificado a necessidade da interação ou ação de algum setor que não faz parte da equipe que direta que está conduzindo o projeto? Exemplo: precisa desenvolver algum sistema mas para isso precisa que um novo servidor chegue e a previsão é na proxima semana (sprint de um mes)? Ou é preciso executar alguma atividade mas existe uma dúvida juridica quanto a essa ação?

Coloca-se essa tarefa no planejamento com essa pendência, com o risco dela não executar? Ou não adiciona na sprint e caso a pendência seja resolvida o assunto é conversado com o PO e o Scrum Master em alguma daily?

1 resposta
solução!

Olá, Jefferson! Como vai?

Ótima pergunta!

Quando surgem pendências ou necessidades de interação com outros setores durante o planejamento de uma sprint, é importante considerar algumas abordagens.

Uma opção é adicionar a tarefa com a pendência ao planejamento da sprint, com o risco de não ser executada caso a pendência não seja resolvida a tempo. Nesse caso, é fundamental comunicar essa situação ao Product Owner e ao Scrum Master para que eles estejam cientes do possível impacto no cronograma e possam tomar as decisões adequadas.

Outra opção é não adicionar a tarefa na sprint e, caso a pendência seja resolvida durante a sprint, discutir o assunto com o Product Owner e o Scrum Master em uma das reuniões diárias. Assim, eles poderão avaliar a possibilidade de incluir a tarefa no planejamento da sprint atual ou em uma próxima sprint.

É importante lembrar que a escolha da abordagem depende do contexto e das prioridades do projeto. O importante é manter uma comunicação clara e transparente entre os membros da equipe e os responsáveis pelo planejamento.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Jefferson, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software