1
resposta

[Dúvida] Qualidades e Defeitos

Ao pensar numa lista das qualidades que considero importantes não posso de deixar de destacar as seguintes. Por ordem de importância para mim

  1. Honestidade
  2. Coerência
  3. Alegria
  4. Resiliencia
  5. Livre pensamento
  6. Dedicado
  7. Curioso
  8. Destemido Quanto aos defeitos eu digo que são aqueles que as pessoas não consumam mostrar aos outros mas aparecem fácil no comportamento delas:
  9. Egoismo
  10. Arrogância
  11. Medroso
  12. Narcisismo
  13. Futilidade
  14. Oportunista Qual a melhor maneira de reconhecer os defeitos, sem julgamento, e como administrar nosso comportamento frente a esses defeitos surgem no dia a dia da gente quando somos obrigados a conviver com algumas pessoas que os tenha
1 resposta

Oi, Valdir. Tudo bem?

Que bom que você tá refletindo sobre qualidades e defeitos, isso é um passo importante para o autoconhecimento e crescimento pessoal. Vamos lá, vou tentar ajudar com a sua dúvida.

Reconhecer os defeitos sem julgamento é um desafio, mas é possível com algumas práticas:

  1. Autoconhecimento e Reflexão: Tire um tempo para refletir sobre suas ações e reações. Pergunte-se por que você agiu de determinada forma e se poderia ter feito diferente. Isso ajuda a identificar padrões de comportamento que podem ser considerados defeitos.

  2. Feedback Construtivo: Peça feedback a pessoas de confiança. Elas podem oferecer uma perspectiva externa que você talvez não tenha percebido.

  3. Empatia: Tente se colocar no lugar do outro. Entender os sentimentos e motivações das pessoas pode ajudar a ver os defeitos com mais compreensão e menos julgamento.

  4. Mindfulness: Práticas de mindfulness e meditação ajudam a estar presente e a observar seus pensamentos e emoções sem se apegar a eles. Isso pode ser útil para reconhecer defeitos sem se julgar.

Muito obrigada por compartilhar.

Um abraço e bons estudos.