Eu tenho um painel admin/merchant em Next js onde eu quero colocar minha api, qual seria a melhor abordagem para fazer isso?
Tipo, criar um arquivo que englobe todas as requisições ou quando eu for usar eu apenas faço a requisição com axios?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu tenho um painel admin/merchant em Next js onde eu quero colocar minha api, qual seria a melhor abordagem para fazer isso?
Tipo, criar um arquivo que englobe todas as requisições ou quando eu for usar eu apenas faço a requisição com axios?
Oii Augusto, tudo bem?
Ambas as abordagens que você mencionou têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre elas depende muito do tamanho e da complexidade do seu projeto.
Criar um arquivo que englobe todas as requisições: Essa abordagem é útil quando você tem muitas requisições para a mesma API e quer evitar a repetição de código. Você pode criar um arquivo (ou módulo) que exporta funções para cada tipo de requisição (GET, POST, DELETE, etc.) para a API.
Fazer a requisição com axios sempre que necessário: Essa abordagem pode ser mais simples e direta, especialmente para projetos menores. Você faz a requisição diretamente no local onde precisa dos dados, sem a necessidade de criar e manter um módulo separado para as requisições da API.
Mas no fim a resposta é sempre aquela: depende. A melhor abordagem depende das necessidades específicas do seu projeto. Se você perceber que está repetindo o mesmo código de requisição várias vezes, pode ser uma boa ideia consolidar essas requisições em um único módulo. Mas, se cada requisição é única e não há muita repetição, pode ser mais simples fazer as requisições diretamente onde elas são necessárias.
Um abraço e bons estudos.