1
resposta

[Dúvida] Qual seria a melhor abordagem para minha api no Next js?

Eu tenho um painel admin/merchant em Next js onde eu quero colocar minha api, qual seria a melhor abordagem para fazer isso?

Tipo, criar um arquivo que englobe todas as requisições ou quando eu for usar eu apenas faço a requisição com axios?

1 resposta

Oii Augusto, tudo bem?

Ambas as abordagens que você mencionou têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre elas depende muito do tamanho e da complexidade do seu projeto.

1. Criar um arquivo que englobe todas as requisições: Essa abordagem é útil quando você tem muitas requisições para a mesma API e quer evitar a repetição de código. Você pode criar um arquivo (ou módulo) que exporta funções para cada tipo de requisição (GET, POST, DELETE, etc.) para a API.

2. Fazer a requisição com axios sempre que necessário: Essa abordagem pode ser mais simples e direta, especialmente para projetos menores. Você faz a requisição diretamente no local onde precisa dos dados, sem a necessidade de criar e manter um módulo separado para as requisições da API.

Mas no fim a resposta é sempre aquela: depende. A melhor abordagem depende das necessidades específicas do seu projeto. Se você perceber que está repetindo o mesmo código de requisição várias vezes, pode ser uma boa ideia consolidar essas requisições em um único módulo. Mas, se cada requisição é única e não há muita repetição, pode ser mais simples fazer as requisições diretamente onde elas são necessárias.

Um abraço e bons estudos.