Se o dockerfile for junto para o repositório qual seria a diferença de tirar ele de um canto e colocar em outro??
Se o dockerfile for junto para o repositório qual seria a diferença de tirar ele de um canto e colocar em outro??
Olá, Iagor! Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)
Entendo que você esteja com dúvidas sobre o sentido de tirar as senhas do pipeline e colocá-las no Dockerfile. Quando colocamos as senhas no Dockerfile, elas se tornam valores padrão que podem ser modificados posteriormente. Isso significa que, durante o desenvolvimento, podemos testar o container sem a necessidade de incluir cinco variáveis de ambiente diferentes.
No entanto, é importante ressaltar que, em um ambiente de produção, esses valores de usuário e senha devem ser alterados. Usar "root" como usuário e senha não é seguro. Portanto, esses valores padrão são mais adequados para situações de desenvolvimento.
A diferença de tirar o Dockerfile de um canto e colocá-lo em outro é que, ao colocá-lo no repositório, ele se torna parte do código fonte e pode ser versionado e compartilhado com a equipe de desenvolvimento. Além disso, ao incluir as variáveis de ambiente no Dockerfile, elas se tornam parte da imagem do container, facilitando a configuração do ambiente de execução.
Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!
Espero ter ajudado e bons estudos!