1
resposta

[Dúvida] Qual o motivo de somar 1 nas colunas?

No código foi somado 1 na alocação de memória das colunas, mas não entendi o motivo no contexto da questão. A soma não é feita somente quando estamos lidando com strings? Pois elas finalizam com o último elemento sendo \0, mas nesse caso não estamos lidando com variáveis do tipo char, mas sim com int.

O código poderia simplesmente ser assim:

matriz = malloc(sizeof(int*) * linhas);

for(int i = 0; i < linhas; i++) {
    matriz[i] = malloc(sizeof(int) * (colunas));
}

Logo não entendi se existe a necessidade, já que sempre existiria um elemento de cada linha a mais que o necessário, não? Ou talvez deixei de notar algo?

1 resposta

Olá Rafael! Tudo bem?

Desculpe pela demora em obter retorno.

Entendo a sua dúvida. No contexto da questão, a soma de 1 na alocação de memória das colunas é necessária para acomodar o tamanho da matriz corretamente. Mesmo que você esteja lidando com variáveis do tipo int, é importante considerar que a matriz é um array de ponteiros para inteiros.

Quando você aloca memória para um array de ponteiros, cada elemento desse array é um ponteiro para um bloco de memória que contém os elementos da linha correspondente. Portanto, ao alocar memória para cada linha, você precisa considerar o tamanho do tipo de dado que será armazenado em cada elemento dessa linha.

No caso do código que você apresentou, se você não somar 1 na alocação de memória das colunas, você estará alocando um espaço de memória que comporta exatamente o número de colunas desejado. No entanto, ao acessar essas colunas, você estará acessando posições de memória além do espaço alocado, o que pode causar comportamentos inesperados e até mesmo erros de segmentação.

Portanto, a soma de 1 na alocação de memória das colunas é necessária para garantir que você tenha espaço suficiente para armazenar todos os elementos da linha, incluindo o último elemento.

Espero ter esclarecido a sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

Espero ter ajudado e bons estudos!