Esse tópico eu criei para ver um pouco de cada um o método utilizado para estudar e aprender, quais ferramentas usam? quantas horas estuda por dia ? qual modelo se sai melhor estudando (vídeo, áudiobook, visual e etc..).
Esse tópico eu criei para ver um pouco de cada um o método utilizado para estudar e aprender, quais ferramentas usam? quantas horas estuda por dia ? qual modelo se sai melhor estudando (vídeo, áudiobook, visual e etc..).
Olá! Tudo bem?
Que legal você ter criado esse tópico para discutir métodos de estudo! Vou compartilhar um pouco sobre o que tem funcionado para mim, e espero que outras pessoas também compartilhem suas experiências.
Eu gosto muito de usar a técnica Pomodoro, que consiste em estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos, faço uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter a concentração e evitar o cansaço mental.
Para revisar, utilizo o Anki, que é ótimo para memorização através de flashcards.
Tento estudar pelo menos 2 horas por dia durante a semana e um pouco mais nos finais de semana, mas isso pode variar dependendo da minha carga de trabalho e outras responsabilidades.
Eu me dou melhor com uma combinação de vídeos e leitura. Gosto de assistir a vídeos para entender os conceitos e depois leio artigos ou livros para aprofundar o conhecimento. Também faço resumos e mapas mentais para fixar melhor a informação.
Bons estudos!
olá,
Ainda estou descobrindo meu jeito de estudar, mas acho que me dou melhor entendendo tudo de um nível mais grosseiro antes, exemplo:
Antes de me empregar no estudo de alguma coisa, costumo procurar saber pra que aquilo vai me ser útil primeiro, depois procuro saber quais as partes mais desafiadoras e como posso lidar com elas, e só então começo a estudar do início.
Creio que saber um pouco do todo, me ajuda a me manter motivado e a saber segurar a onda quando uma parte difícil aparece.
Tenham ótimos estudos!
Olá pessoal eu estou iniciando e tenho mais facilidade de aprender com vídeos e áudios. Bons estudos!
Olá. Sempre me reconheci com predomínio visual, mas com o que tenho visto aqui, acabei tendo a alegre surpresa de saber que tenho predomínio cinestésico e o visual em 2º lugar. Tem tudo a ver com a maneira que gosto de me organizar pra aprender. Uso vídeos, gráficos, imagens, desenhos e gosto mesmo de ser orientado enquanto faço ao invés de primeiro ver alguém fazer e depois repetir.
Mas também concordo com o colega (Kalleb Pinheiro) quanto a estudar pequenas partes de cada vez. Isso me ajuda muito na compreensão e associação.
Utilizo a técnica Pomodoro, faço 50 minutos de foco por 10 de pausa. Faço minhas anotações de pontos relevantes e reviso nos finais de semana.
Olá! Quando eu estudava para ENEM, era mergulhado em livros específicos, pouca pesquisa na internet. Assim eu acabei adotando um método que (não sabia que era tão indicado mas que) me fazia aprender mais: Ir transcrevendo/anotando aquilo que eu estava lendo. Foi muito funcional. No perído da pandemia, comecei a estudar os primeiros cursos onlines da vida, e assim busquei me acostumar a assitir e ouvir. Isso me dava sono. Tentei transcrever no word, percebi que não era tão eficaz. Para resolver isso, além de buscar focar nas aulas em vídeos, me livrar de distrações pertinentes, também voltei a escrever à mão, no caderno, as anotações específicas do assunto. Enquanto ouço, vou já tentando transcrever aquilo em tempo real (ou pauso o vídeo, volto...). Inclusive nesse curso preenchi bastante páginas de anotações. Funciona e fixa bastante meu aprendizado, pois vai servir para a minha revisão programada (que aprendi aqui). Depois parto para a prática. Durante a prática, eu faço post-its físicos em um quadro com pontos mais importantes das anotações. Aquilo que devo fixar de forma absoluta. Agora um novo método que vou buscar é ouvir mais podcasts sobre o assunto enquanto faço outras atividades pessoais. Eu já fazia isso, mas com assuntos aleatórios. Os podcasts entram não como forma principal, mas é como se fosse uma "voz do além" reforçando e me ambientando sobre aquele assunto, já que tenho um networking muito baixo.