Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Qual o Método de estudos adotado por vocês ?

Esse tópico eu criei para ver um pouco de cada um o método utilizado para estudar e aprender, quais ferramentas usam? quantas horas estuda por dia ? qual modelo se sai melhor estudando (vídeo, áudiobook, visual e etc..).

6 respostas
solução!

Olá! Tudo bem?

Que legal você ter criado esse tópico para discutir métodos de estudo! Vou compartilhar um pouco sobre o que tem funcionado para mim, e espero que outras pessoas também compartilhem suas experiências.

Eu gosto muito de usar a técnica Pomodoro, que consiste em estudar por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos, faço uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a manter a concentração e evitar o cansaço mental.

Para revisar, utilizo o Anki, que é ótimo para memorização através de flashcards.

Tento estudar pelo menos 2 horas por dia durante a semana e um pouco mais nos finais de semana, mas isso pode variar dependendo da minha carga de trabalho e outras responsabilidades.

Eu me dou melhor com uma combinação de vídeos e leitura. Gosto de assistir a vídeos para entender os conceitos e depois leio artigos ou livros para aprofundar o conhecimento. Também faço resumos e mapas mentais para fixar melhor a informação.

Bons estudos!

olá,

  • quais ferramentas usam? texto e vídeo
  • quantas horas estuda por dia ? em média 8 horas
  • qual modelo se sai melhor estudando (vídeo, áudiobook, visual e etc. Gosto de vídeo sem enrolação quanto mais curto melhor e texto com uma linguagem simples .

Ainda estou descobrindo meu jeito de estudar, mas acho que me dou melhor entendendo tudo de um nível mais grosseiro antes, exemplo:

Antes de me empregar no estudo de alguma coisa, costumo procurar saber pra que aquilo vai me ser útil primeiro, depois procuro saber quais as partes mais desafiadoras e como posso lidar com elas, e só então começo a estudar do início.

Creio que saber um pouco do todo, me ajuda a me manter motivado e a saber segurar a onda quando uma parte difícil aparece.

Tenham ótimos estudos!

Olá pessoal eu estou iniciando e tenho mais facilidade de aprender com vídeos e áudios. Bons estudos!

Olá. Sempre me reconheci com predomínio visual, mas com o que tenho visto aqui, acabei tendo a alegre surpresa de saber que tenho predomínio cinestésico e o visual em 2º lugar. Tem tudo a ver com a maneira que gosto de me organizar pra aprender. Uso vídeos, gráficos, imagens, desenhos e gosto mesmo de ser orientado enquanto faço ao invés de primeiro ver alguém fazer e depois repetir.

Mas também concordo com o colega (Kalleb Pinheiro) quanto a estudar pequenas partes de cada vez. Isso me ajuda muito na compreensão e associação.

Utilizo a técnica Pomodoro, faço 50 minutos de foco por 10 de pausa. Faço minhas anotações de pontos relevantes e reviso nos finais de semana.