1
resposta

[Dúvida] Qual linguagem usar para essa finalidade?

Oi,

Tenho a seguinte dúvida. Existe uma documentação que eu gero com frequência editando manualmente. Eu faço os cálculos por meio de uma pasta de trabalho do Excel. Insiro essas tabelas criadas em um template do Word e altero algumas "variáveis" no corpo desse documento (como nome completo...). Por fim gero um PDF desse documento, que contém o mesmo cabeçalho em todas as páginas.

Já tentei criar usando HTML e CSS, mas como sou iniciante em JS, não consegui uma solução que gerasse esse mesmo cabeçalho em todas as páginas e que distribuísse esse conteúdo e tabelas no espaço restante das páginas.

Há alguma linguagem mais indicada para essa finalidade? Pensei em mudar o foco para o VBA, mas não queria ficar preso às aplicações do pacote office, queria algo mais independente, e que suporte uma interface gráfica, já que a aplicação deve atender um usuário que não tem familiaridade com linha de comando. Conheço um pouco de C#, e já estudei bastante HTML e CSS, no JS ainda estou acostumando a manipular o DOM. Alguém poderia dar algum direcionamento sobre o que eu devo estudar para conseguir desenvolver essa solução? Ou o mais recomendado seria estudar VBA mesmo?

Desde já, obrigado pela atenção.

1 resposta

Todas as linguagens de programação são usadas para fazer o "trabalho chato" e repetitivo. Porem nesse caso eu usaria python ela é uma para fazer esse tipo de trabalho. Da uma estudada e vê se ela resolve seu problema.