Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Qual forma é melhor para praticar em Python?

Estou estudando Python e resolvi praticar com um exercício que propõe verificar se três lados formam um triângulo e, se sim, identificar o tipo dele (equilátero, isósceles ou escaleno). Fiz de duas formas diferentes e queria saber a opinião de vocês sobre qual delas é melhor pra eu continuar praticando e criando bons hábitos desde o início.

As duas funcionam, mas quero entender qual estilo é mais recomendado, principalmente pensando em boas práticas, legibilidade e clareza no código.

Usando índices da listaUsando desempacotamento (a, b, c)

1 resposta
solução!

Olá, Gabriel! Como vai?

É ótimo que você esteja buscando boas práticas desde o início! E você chegou a uma conclusão crucial: na programação podem existir n maneiras de resolver um mesmo problema. Dito isso, vamos analisar as duas abordagens que você usou para resolver o problema.

1 Usando índices da lista

Vantagens:

• É direto e fácil de entender, especialmente para quem já está familiarizado com listas.
  • Não requer conhecimento prévio de desempacotamento.

Desvantagens:

• Pode ser menos legível quando o código começa a ficar mais complexo, pois acessar elementos por índice pode ser menos intuitivo.

2 Usando desempacotamento

Vantagens:

• Torna o código mais legível. Pois a, b e c são nomes mais descritivos do que lados[0], lados[1]...
  • Facilita a compreensão do que cada variável representa, melhorando a clareza.

Desvantagens:

• Pode ser um pouco mais avançado para quem está começando, mas ainda assim é uma prática comum e útil em Python.

Recomendação

Para fins de boas práticas (legibilidade e clareza), eu recomendo a segunda abordagem. O uso explícito de variáveis nomeadas é considerado mais pythônico, seguindo os princípios do PEP 8, o guia de estilo oficial do Python.

Além disso, é uma abordagem que impacta na melhor legibilidade do código, tornando mais fácil entender o que cada variável representa. Sem contar que o desempacotamento é uma prática comum em Python e vale a pena se familiarizar com ela desde o início.

Ícone de sugestão Para saber mais:

Sugestão de conteúdo para você mergulhar ainda mais sobre o tema:

Alguns materiais estão em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado