1
resposta

[Dúvida] Qual é o racional por trás do planejamento e estruturação de uma pesquisa?

No que eu devo pensar ao fazer uma pesquisa? Como eu raciocínio e entendo para que lado seguir? Exemplo, como decido o método a ser usado para criar as perguntas para minha pesquisa, como sei o que será ou não relevante em meu contexto, entendo que nenhum processo é escrito em pedra e sim moldável, mas na prática, como crio toda essa estrutura com objetivos, perguntas e estruturação de roteiro, como torno isso tão natural a ponto de criar do zero templates de planejamento de pesquisa?

1 resposta

Oii, Evandro! Tudo bom?

Vamos refletir quanto ao racional por trás do planejamento e estruturação de uma pesquisa:

  1. Defina seus objetivos: Primeiramente, é crucial saber o que você quer descobrir. Seus objetivos guiarão todo o processo. Por exemplo, se você quer entender a satisfação dos usuários com um produto, suas perguntas serão direcionadas para esse tema.

  2. Conheça seu público-alvo: Saber quem são as pessoas que responderão à sua pesquisa ajuda a formular perguntas mais relevantes e compreensíveis para elas.

  3. Escolha o método de pesquisa: Quantitativa: Se você precisa de dados numéricos e estatísticos, como porcentagens e médias, use questionários com perguntas fechadas. Qualitativa: Se você precisa de insights mais profundos e detalhados, como opiniões e sentimentos, use entrevistas ou grupos focais com perguntas abertas.

  • Estruturação de perguntas
  1. Inicie com perguntas gerais: Comece com perguntas fáceis e gerais para aquecer. Por exemplo: "Qual é a sua idade?" ou "Onde você mora atualmente?".

  2. Progrida para perguntas mais específicas: Gradualmente, vá para perguntas mais específicas e complexas. Por exemplo: "Quais são os seus maiores hobbies?" ou "Você já utiliza ou já utilizou os serviços da empresa X?".

  3. Use perguntas de roteiro: Estruture suas perguntas de maneira lógica e sequencial. Evite saltos que possam confundir a pessoa respondente. Por exemplo, após perguntar sobre a idade, pergunte sobre a ocupação e, em seguida, sobre a experiência com produtos similares.

- Exemplo prático

Vamos imaginar que você está criando uma pesquisa para entender a experiência dos usuários com um aplicativo de viagens:

  1. Objetivo: Entender a satisfação dos usuários com o aplicativo.
  2. Público-alvo: Usuários do aplicativo nos últimos 6 meses.
  3. Método: Quantitativo (questionário online).
  • Roteiro de Perguntas:
  1. Qual é a sua idade?
  2. Onde você mora atualmente?
  3. Com que frequência você utiliza aplicativos de viagem?
  4. Você já utilizou o aplicativo da Empresa X?
    • (Se sim) Como você descreveria a sua experiência com o aplicativo?
    • (Se não) Qual é o principal motivo para não utilizar o aplicativo?
  5. Quais funcionalidades do aplicativo você mais utiliza?
  6. Você encontrou algum problema ao utilizar o aplicativo? Se sim, qual?
  7. Em uma escala de 1 a 10, como você classificaria a sua satisfação geral com o aplicativo?
  8. O que você gostaria de ver melhorado no aplicativo?
  • Criando templates

Com a prática, você vai perceber padrões nas suas pesquisas e poderá criar templates que podem ser adaptados conforme o contexto. Por exemplo, um template básico para pesquisas de satisfação pode incluir perguntas sobre frequência de uso, funcionalidades preferidas, problemas encontrados e sugestões de melhoria, etc.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estarei aqui.

Até breve!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!