1
resposta

[Dúvida] Qual é melhor versão?

Olá! Estou assistindo a aula do Paulo Silveira sobre "Java 8: Conheça as novidades dessa versão" e já nos primeiros minutos (1'47" do vídeo) ele orienta a selecionar dentro da janela CREATE A JAVA PROJECT na opção de seleção "use an execution environment JRE:" a opção JavaSE-1.8, porém no abre lista de opções já tenho selecionada a opção JavaSE-19.

Aparentemente algo em uma versão 19 é infinitamente mais evoluído do que algo em uma versão 1.8,,,aliás, até o momento, todas as práticas dos vários módulos pelos quais passei usei o Eclipse com essa configuração.

O que não estou entendendo? o que é melhor? O JavaSE-1.8 ou o JavaSE 19?

Se a resposta é a segunda opção, porque dar uma aula sobre uma versão tão arcaica?

Afinal, qual a última versão do Java? a SE-1.8 ou a SE 19

Grato.

1 resposta

Oi Carlos! Tudo bem?

No período em que esse curso foi gravado, a versão 8 do Java era a mais recente. Com o surgimento do Java 8, vieram muitos recursos novos, que são muito úteis para a produtividade programando em Java: Streams, Lambdas e várias outras coisas mostradas no curso. O Java 8 foi um grande marco pra toda a comunidade Java. Por isso, com tantos recursos novos, foi preciso ter um curso sobre eles. Mas esses recursos estão disponíveis tanto na versão 8 quanto em versões superiores a ela. Por isso, você consegue acompanhar o curso tranquilamente com a versão 19!

Uma outra observação sobre versões é que a versão LTS (long term support, ou suporte a longo prazo) que temos hoje é a 17. Dessa forma, seria mais seguro trabalhar com ela, pois a versão 19 ainda pode não ser completamente estável com relação a bugs. Mas se você instalou a versão 19 e está tudo certo, pode continuar com ela tranquilamente.

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!