Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Qual é a importância do HashCode?

Bom dia a todos

Eu queria saber em que momento sabermos ou utilizarmos o valor do HashCode pode ser importante para nós? E também quando é interessante fazer esse cálculo da soma de todas as properties, como nesse caso:

    override fun hashCode(): Int {
        var result = logradouro.hashCode()
        result = 31 * result + numero
        result = 31 * result + bairro.hashCode()
        result = 31 * result + cidade.hashCode()
        result = 31 * result + estado.hashCode()
        result = 31 * result + complemento.hashCode()
        result = 31 * result + cep
        return result
    }
1 resposta
solução!

Olá Murilo, tudo bem?

O HashCode é um valor numérico que representa um objeto e é utilizado para otimizar a busca em estruturas de dados como tabelas de espalhamento (hash tables). Ele é importante porque permite que você encontre um objeto em uma estrutura de dados de forma mais rápida do que se você tivesse que percorrer todos os elementos da estrutura.

O cálculo do HashCode deve ser feito de forma consistente com o método equals, ou seja, dois objetos que são iguais (de acordo com o método equals) devem ter o mesmo HashCode. Caso contrário, a busca em uma estrutura de dados que utiliza HashCode pode não funcionar corretamente.

No exemplo que você postou, o cálculo do HashCode é feito a partir da soma dos HashCodes de cada propriedade do objeto. Isso é interessante porque garante que dois objetos que possuem os mesmos valores para as propriedades terão o mesmo HashCode.

Portanto, o HashCode é importante quando trabalhamos com estruturas de dados que usam tabelas de espalhamento para melhorar sua performance.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software