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[Dúvida] Qual é a fórmula da função ReLU? E qual é a lógica dela?

Nesse curso, a professora explicou sobre a função de ativação ReLU. Porém, eu fiquei com algumas dúvidas que gostaria de perguntar:

Imagem que a professora citouTirei print dessa imagem mostrada no vídeo pra perguntar: Eu sei na ReLU, para qualquer número negativo, a sáida Y é sempre zero. Mais e quando o número é positivo?

Eu sempre imaginei que quando o número X fosse positivo, a saida Y seria o própio número(X). Mais nesse gráfico, quando o número X foi 1.5, a saída foi 3, e quando foi 3.8, a saída foi 4, e eu não entendi o por que. Então fiquei um pouco confuso, e comecei a me perguntar: Será que existe alguma regra diferente que eu não conheço na fórmula da função ReLU para casos onde o número é positivo e decimal?

Eu sempre imaginei que a fórmula da função fosse ReLU fosse assim:


f(x) = max (0, x)

Ou seja, se X for negativo, a saída de Y é zero. Se X for um número positivo(não importando se é decimal ou não), a saída de Y vai ser o própio número X.

PERGUNTAS:

  • Na fórmula da imagem, será que existe alguma regra diferente que eu não conheço na fórmula da função ReLU para casos onde o número é positivo e decimal?

  • Na outra fórmula que citei acima "f(x) = max (0, x)", ela está correta? Ou está faltando alguma coisa? talves alguma outra regra?

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solução!

Ooi, William! Como vai?

A fórmula matemática da função ReLU é: ReLU(x)=max(0,x)

Isso significa que, para qualquer valor de entrada x, a função ReLU retorna x se x for maior que 0, e retorna 0 caso contrário. Em outras palavras:

  • Se x ≤ 0, então ReLU(x) = 0

  • Se x > 0, então ReLU(x) = x

O seu raciocínio sobre a função ReLU está correto, a ReLU, para valores positivos de x, mantém o valor original. Na aula, foi usado um exemplo para ilustrar a função, e nesse exemplo, foi escolhido um valor para y que não é exatamente igual a x.

Na função ReLU, se x for 1.5, y também será 1.5. Na aula, foi usado um valor diferente para y apenas para mostrar como a função se comporta graficamente, mostrando que números positivos se mantêm positivos.

Continue firme nos estudos, William! Você está indo bem!

Abraço!

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